terça-feira, 26 de maio de 2015

Conselhos para um bom dia: 26.05.2015

Àbórú Àbóyé Àbósíse,
E Káàro...

E assim nos desperta e nos ensina Ifá:
“Todas as pessoas jamais devem duvidar da Palavra Sagrada de Ifá!”

Ifá nos demonstra através deste Appattaki (História de Ifá), um dos grandes motivos pelos quais jamais devemos duvidar do “Disse Ifá”.
*******************

Existiu um determinado Odú Ifá que viveu de forma muito errônea quando este teve a oportunidade de vir e cumprir seus passos no mundo.

Porém, quando desencarnou, e teve a junção da sua consciência, este pôde ver o quanto errou. E reconhecendo seus erros, de imediato se dispôs à evoluir junto de seus maiores, e com isso passou por grandes aprendizados, e assim foi evoluindo.

E com a evolução lhe veio outra chance, e quando chegou o momento certo, seu Anjo da Guarda o levou ante à Olodumare (Deus todo Poderoso) para que o Criador pudesse ouvir seus pedidos e testemunhos.

E com tudo que relatou o Odú Ifá, junto de tudo que Olodumare ouviu, o Criador disse que daquele momento em diante o Odú Ifá poderia vir à Terra com suas bênçãos diretas. E este sendo abençoado diretamente pelo Criador, de mais nada ele iria precisar; Porém, seu Anjo da Guarda alertou à ambos que ninguém era autorizado de sair do Céu, sem antes consultar o Sagrado.

Olodumare entendeu e deu as devidas autorizações para que fossem buscar Òrúnmìlà, e este ao consultar Ifá, viu que antes de sair do céu o Odú Ifá deveria fazer suas devidas oferendas à Elenini (A Deusa do Infortúnio), para que toda sua estadia na terra fosse proveitosa.

Ambos ouviram e entenderam os Conselhos Sagrados; Porém, o Odú Ifá não quis oferendar algo à Elenini, pois na sua cabeça estava:
-O que poderá ser mais forte do que a bendição direta do Todo Poderoso?!
E com isso decidiu descer, e quando aqui chegou começou com seus trabalhos divinos e de imediato saiu à consultar todas as pessoas que logo lotaram sua casa, pois tudo que ele fazia corria muito bem no seu primeiro ano, e logo sua fama rapidamente se espalhou.

Porém, quando chegou o término do seu primeiro ano, aonde todo Bàbálàwó vive completamente abençoado por Òlófín, tudo certo que ele fazia começou à dar errado. E logo, boa parte das pessoas que ele cuidava começaram à morrer, umas adoeceram, outras enlouqueceram e negativamente tudo seguiu dando errado.

E este Odú Ifá com toda sua bendição e sabedoria tentou mil caminhos diferentes; Porém, por mais que tentou de nada conseguiu. E num momento de desespero deixou que a loucura transitória tomasse seus sentidos e logo este abandonou seu Ifá.

Os que estavam próximos e ainda vivos, procuraram lembrar de sua inteligência e sabedoria dentro de Ifá, pois era muito claro, tanto para ele quanto aos próximos que inteligência ele tinha; Porém, com o infortúnio, com a desgraça e a loucura nos seus caminhos, todo seu axé foi perdido.

E com isso o tempo passou, e além do abandono do trabalho e das ferramentas de Ifá, este também teve o abandono do seu povo, e logo em ruínas e loucura o mesmo caiu. O seu Orí (cabeça) que era muito bom enfraqueceu de vez, e este se deu completamente por vencido.

Exausto, derrotado e louco caiu num sono profundo aonde sonhou com o seu Anjo da Guarda que o recordou das dívidas que tinha no Orun (céu). E que mesmo tendo ele as bendições de Olodumare, este deveria voltar e cumprir com Elenini, pois sendo ela a Grande Inimiga de Orí, os mandos Sagrados de Ifá iriam se cumprir.

E este então ao acordar decidiu despertar seu Ifá e fez suas consultas, e pôde ver aonde havia errado e também recebeu ali os caminhos corretos para poder consertar seus erros.

O determinado Odú Ifá então voltou ao céu e cumpriu com todas as oferendas que tinha com Elenini; Porém, agora teve que ser de forma dobrada.

E com isso, este pôde voltar e cumprir com o seu bom trabalho aqui na Terra.

Ito Ibán Èsù...
*******************


Ifá de imediato nos mostra um caminho que devemos recordar de tudo que ouvimos do Sagrado, e devemos cumprir com os mandos, pois como aqui costumeiramente falamos: “Toda Missão dada deve ser cumprida!”

E independentemente das bendições, proteções ou poderes que cada um tenha, ninguém nesse mundo será completo para lidar diretamente com o infortúnio e com as desgraças e saírem ilesos.

Ifá alerta que o Orixá mais forte que temos é o Nosso Orí, pois através de uma boa cabeça chegaremos à qualquer lugar; Porém, com a Maior Inimiga de Orí (Elenini) contra, este nos diz que os fracasso e as decepções serão certas, e a loucura transitória tomará parte do nosso cotidiano.
*******************


Ifá por esse mesmo Odú também nos diz que cada um deve procurar ver e acertar suas pendências com Xangô (Orixá Rei e Senhor da Justiça), e no mais...

Ito Ibán Èsù...

Beijos no coração de cada um,
e que todos sejam despertados com um excelente dia...

E que de maneira alguma deixem que os rompantes e as loucuras transitórias sejam as grandes derrotas de hoje!

Ase L’Orí,
Ase bo,
Ase to,
Ase Ito Iban Èsù,
Ase Ariku ba ba wá!

Respeite para ser respeitado!


Todos de Ifá;
Todos de Orixá;
Todos de Égún;

E Religiosos em geral por um Brasil melhor!!!


Nossa Ègbé IfáOrí:

Nossa Fun Page no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário