segunda-feira, 27 de abril de 2015

Reflexão para um bom início de semana...

Àbórú Àbóyé,
E Káàro (Bom dia)...

Hoje Ifá nos desperta e de forma protetora nos ensina:
“Por mais que a Orelha seja grande, ela jamais irá passar a cabeça!”
********************


Ifá nos conta num determinado Appattaki, o caminho entre duas irmãs, caminho em que numa cidade vivia Ìyámí Òsún (A Deusa dos Rios e Rainha das Amazonas) e numa outra Ìyámí Òyá (A Deus dos Ventos e Dona dos Mercados e Feiras).

E por mais distantes que seguiam uma da outra, a ligação espiritual entre ambas era tamanha. E houve um tempo em que Ìyámí Òsún começou à ter muitos sonhos com sua irmã.

E como a coisa passou à ser rotineira e estavam somente sendo sonhos muito ruins, esta passou a ter quase certeza que sua irmã estava em apuros. E como já não tinha notícias da mesma há um bom tempo, esta resolveu ir até à Casa do Grão Mestre, para que este lhe desse caminhos.

E quando lá chegou, Ágbá Òrúnmìlà consultou Ifá e o Sagrado Oráculo confirmou que sua irmã estava realmente em grandes apuros e que os seus súditos estavam tramando uma maneira de derrubá-la.

O Grão Mestre então através do Oráculo determinou que Ìyámí Òsún deveria fazer ebós com uma série de materiais de axé e com duas roupas diferentes, sendo uma Amarelinha e a outra de Nove Panos e Nove Cores diferentes.

Ìyámí Òsún analisou e seguiu com afinco o que determinou Ifá, porém, achou muito estranho, já que o amarelo era a sua tradicional cor e as noves cores eram tradicionais de sua irmã. 

Porém, a Deusa dos Rios não pestanejou e mandou confeccionar ambas as roupas. E quando estas estavam prontas, Oxum terminou de comprar os axés que faltavam e com tudo em mãos seguiu à Casa de Ifá com tudo que este solicitou.

Òrúnmìlà então se pôs à fazer os ebós que determinou Ifá e ao final para surpresa da Rainha do Ouro, este mandou que esta se despisse e que passasse à usar sua nova vestimenta, que era o Vestido com as Nove Cores de sua irmã, a Deusa e Mãe dos Eguns.

E de imediato mandou que Oxum usasse seu Servo de confiança e que de maneira oculta levasse o vestido amarelo à sua irmã, assim como os conselhos de Ifá. Oxum então enviou o Ebó através de seu mais fiel Alakasú (Urubu) e este entregou tudo para Oyá conforme combinado.

E com os Ebós feitos e vestimentas trocadas, não demorou muito para o povo de Ìyámí Òyá se rebelar contra ela. Porém, o que eles não contavam era que:
*Por mais sábios,
*Corajosos,
*E Antenados (Orelhudos) que eram...
Jamais pensariam que, quando adentrassem para guerrear com sua Rainha, estes se deparariam com sua irmã Oxum!

E tendo Ìyámí Òyá como sua irmã Oxum, todos os seus súditos à sua frente e completamente perplexos, não restou alternativa do que questioná-los quanto suas intenções ao invadirem seu Palácio.

E estes ao verem Oyá vestida de Oxum, assombrados e chocados nada conseguiam falar ou responder e que dirá dar um passo de briga a frente. E a única coisa que eles faziam era pensar, pensar e pensar:
-Como pôde Oxum adentrar o Reino de Nossa Rainha Oyá sem que nós víssemos?!
-E se ela tem poderes de se tele transportar, as nossas armas jamais serão páreas contra esta bruxa!

E como respostas não tinham, estes de imediato resolveram dar as costas e se recolherem. Porém, como ainda não se dava como vencidos, estes resolveram buscar o Grão Mestre, para que este lhe desse uma boa justificativa do que viram.

E ao consultar o Oráculo, este lhes disse:
-Ìyámí Òsún e Ìyámí Òyá são Okan nani (um só coração)...
-E logo, ao invés de brigarem com as duas, que jamais saberão contra quem realmente estão lutando, todos vocês devem voltar e fazer uma grande festa e bastante oferendas às duas Santas Rainhas!

E daquele momento em diante, o que já era unido passou ser mais ainda, quando Ifá determinou:
-Jamais existirá Ìyámí Òsún sem Ìyámí Òyá;
-E jamais existirá Ìyámí Òyá sem Ìyámí Òsún.

Ito Ibán Èsù...
********************


Ifá diz de cara que todos devemos ficar muito atentos quanto às nossas intuições, avisos e sonhos, ainda mais quando se tratar de uma pessoa muito próxima da nossa vida!

Ifá diz também que de certo traições acontecerão, pois aqui a orelha busca ser cabeça, então todos devem ficar atentos nesse início de semana, principalmente no ramo profissional.

Ifá por um outro caminho e seguindo no mesmo Odú nos diz que:
-Jamais procurem fazer perguntas tolas à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais... já que aqui "O que já se sabe, não se pergunta!"

Tenham também muito cuidado com o excesso de caminhos que contam para aqueles que "confiam (principalmente cônjuges)", já que Ifá nos diz que "Mentir nunca, porém algumas coisas precisam ser ocultadas!"

Ito Ibán Èsù...
********************


Beijos no coração de cada um, que todos tenham uma excelente semana e que a mesma seja de: "Muitas vitórias, menos Mentira e Submissão!"

Ase L’Orí,
Ase bo,
Ase to,
Ase Ito Iban Èsù,
Ase Ariku ba ba wá!

Respeite para ser respeitado!


Todos de Ifá;
Todos de Orixá;
Todos de Égún;

E Religiosos em geral por um Brasil melhor!!!
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário