Àbórú
Àbóyé,
E
Káàro (Bom dia)...
Hoje
Ifá nos desperta e de forma protetora nos ensina:
“Por
mais que a Orelha seja grande, ela jamais irá passar a cabeça!”
********************
********************
Ifá
nos conta num determinado Appattaki, o caminho entre duas irmãs, caminho em que numa cidade vivia Ìyámí Òsún (A Deusa dos Rios e Rainha das Amazonas) e numa outra Ìyámí Òyá (A Deus dos Ventos e Dona dos Mercados e Feiras).
E
por mais distantes que seguiam uma da outra, a ligação espiritual entre ambas era
tamanha. E houve um tempo em que Ìyámí Òsún começou à ter muitos sonhos
com sua irmã.
E como a coisa passou à ser rotineira e estavam somente sendo sonhos muito ruins, esta passou a ter quase certeza que sua irmã estava em apuros. E como já não tinha
notícias da mesma há um bom tempo, esta resolveu ir até à Casa do Grão Mestre, para que
este lhe desse caminhos.
E quando lá chegou, Ágbá Òrúnmìlà consultou Ifá e o Sagrado
Oráculo confirmou que sua irmã estava realmente em grandes apuros e que os
seus súditos estavam tramando uma maneira de derrubá-la.
O
Grão Mestre então através do Oráculo determinou que Ìyámí Òsún deveria fazer
ebós com uma série de materiais de axé e com duas roupas diferentes, sendo uma Amarelinha e a outra de Nove Panos e Nove Cores diferentes.
Ìyámí
Òsún analisou e seguiu com afinco o que determinou Ifá, porém, achou muito
estranho, já que o amarelo era a sua tradicional cor e as noves cores eram tradicionais de
sua irmã.
Porém, a Deusa dos Rios não pestanejou e mandou confeccionar ambas as
roupas. E quando estas estavam prontas, Oxum terminou de comprar os axés que faltavam e com tudo em mãos seguiu à Casa de Ifá com tudo que este solicitou.
Òrúnmìlà
então se pôs à fazer os ebós que determinou Ifá e ao final para surpresa da
Rainha do Ouro, este mandou que esta se despisse e que passasse à usar sua nova vestimenta, que era o Vestido com as Nove Cores de sua irmã, a Deusa e Mãe
dos Eguns.
E de imediato mandou que Oxum usasse seu Servo de confiança e que de
maneira oculta levasse o vestido amarelo à sua irmã, assim como os
conselhos de Ifá. Oxum então enviou o Ebó através de seu mais fiel Alakasú (Urubu) e este entregou tudo para Oyá conforme combinado.
E com os Ebós feitos e vestimentas
trocadas, não demorou muito para o povo de Ìyámí Òyá se rebelar contra ela. Porém, o que eles não contavam era que:
*Por mais sábios,
*Corajosos,
*E Antenados (Orelhudos)
que eram...
Jamais pensariam que, quando adentrassem para guerrear com sua Rainha, estes se deparariam com sua irmã Oxum!
E tendo Ìyámí
Òyá como sua irmã Oxum, todos os seus súditos à sua frente e completamente perplexos, não restou alternativa do que questioná-los quanto suas intenções ao invadirem seu Palácio.
E estes ao verem Oyá vestida de Oxum, assombrados e chocados nada conseguiam falar ou responder e que dirá dar um passo de briga
a frente. E a única coisa que eles faziam era pensar, pensar e pensar:
-Como
pôde Oxum adentrar o Reino de Nossa Rainha Oyá sem que nós víssemos?!
-E
se ela tem poderes de se tele transportar, as nossas armas jamais serão páreas
contra esta bruxa!
E como respostas não tinham, estes de imediato resolveram dar as costas e se recolherem. Porém, como ainda não se dava como vencidos, estes resolveram buscar o Grão Mestre, para que este lhe desse uma boa justificativa do que viram.
E ao consultar o Oráculo, este lhes disse:
-Ìyámí
Òsún e Ìyámí Òyá são Okan nani (um só coração)...
-E logo, ao invés de brigarem
com as duas, que jamais saberão contra quem realmente estão lutando, todos vocês devem voltar e
fazer uma grande festa e bastante oferendas às duas Santas Rainhas!
E
daquele momento em diante, o que já era unido passou ser mais ainda, quando Ifá
determinou:
-Jamais
existirá Ìyámí Òsún sem Ìyámí Òyá;
-E
jamais existirá Ìyámí Òyá sem Ìyámí Òsún.
Ito Ibán Èsù...
********************
Ifá diz de cara que todos devemos ficar muito atentos quanto às nossas intuições, avisos e sonhos, ainda mais quando se tratar de uma pessoa muito próxima da nossa vida!
Ifá diz também que de certo traições acontecerão, pois aqui a orelha busca ser cabeça, então todos devem ficar atentos nesse início de semana, principalmente no ramo profissional.
Ifá por um outro caminho e seguindo no mesmo Odú nos diz que:
-Jamais procurem fazer perguntas tolas à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais... já que aqui "O
que já se sabe, não se pergunta!"
Tenham também muito cuidado com o excesso de caminhos que contam para aqueles que "confiam (principalmente cônjuges)", já que Ifá nos diz que "Mentir nunca, porém algumas coisas precisam ser ocultadas!"
Ito
Ibán Èsù...
********************
Beijos no coração de cada um, que todos tenham uma excelente semana e que a mesma seja de: "Muitas vitórias, menos Mentira e Submissão!"
Ase L’Orí,
Ase bo,
Ase to,
Ase
Ito Iban Èsù,
Ase
Ariku ba ba wá!
Respeite
para ser respeitado!
Ilé Ègbé Ifáorí Cultura Afro Cubana Brasileira De Ifá,Ilé IfáOrí,Ilé Ifáorí,Ègbé IfáOrí Cultura Afro Cubana Brasileira de Ifá!
Todos unidos por amor à Òrúnmìlà Bàbá Ifá!
Todos
de Ifá;
Todos
de Orixá;
Todos
de Égún;
E
Religiosos em geral por um Brasil melhor!!!
********************

Nenhum comentário:
Postar um comentário