Ègbé
Ifá no Brasil
Letra
do Ano Brasil 2015 (Previsões para o Nosso País)
Aboru
Aboye Abosise,
Primeiramente
um Feliz Ano Novo à todos os Brasileiros, e aos nossos diários Visitantes que
buscam no Nosso Blog toda a seriedade que prescreve dentro da Cultura Afro
Cubana Brasileira de Ifá.
E
aproveito agora para divulgar nesta postagem todos os principais informes da
Letra do Ano, aonde constarão os principais conselhos e previsões para o ano de
2015 que irá orientar à todos nós Brasileiros para que possamos viver de uma
melhor maneira em nosso País.
E
tais previsões, conselhos e cerimônias nos são enviadas por Ágbá Olofin junto
de Ágbá Òrúnmìlà através do Oráculo Sagrado de Ifá. Aonde para isso, de uma
maneira muito séria e comprometedora, nós Babalawos Brasileiros nos reunimos
todo sagrado ano, e damos conta às principais marcações de Ifá (Rio, Praia,
Estrada, Monte, Cemitério, etc...)!
E
ao final de toda a conclusão cerimonial sentamos o Àwó Kékeré (Sacerdote recém
consagrado), aonde este possui toda a benção de Ágbá Olofin, e segundo as
regras e determinações do mesmo, é o que possui as mãos mais puras, limpas e
recém consagradas. E esse é o motivo ao qual lhe é dado o direito Sagrado de
Atefar o Odú Ifá que irá reger o Nosso País durante todo o ano, assim como
também, as Profecias Sagradas de Ifá, seus Ebós Cerimoniais, Orixás Regentes,
etc...
E
através deste documento divulgaremos através dos principais meios de
comunicação e redes sociais (email, facebook, twitter, etc...) para todo o
Brasil, com a intenção de levarmos as Previsões Sagradas de Ifá que irá reger
todo o nosso País durante o Ano de 2015.
Ito
Ibán Èsù...
**********************************
Obá Òmó Oddun
(Direção
Cerimonial):
Marcus
Osa’Kuleja
Bàbálàwós:
Nilson
(Churenga) Ogunda’Lenín,
Danniel
Ogunda’Dio,
Monteiro
Ogunda’Rosun,
Paulo
Victor Oturupon’Yao,
Evandro
Ogunda’Bede,
Everaldo
Irosun’Matalekun,
Egídio
Oyeku’Bika,
Robson
Ogunda’Kete,
Alírio
Jr Ofun’Tempolá,
Adalto
Ose’Nilogbe,
Alcio
Osa’Fun,
André
Otura’Bara,
Diego
Ogbe’Ate (Àwó Kékeré).
Demais
Participações:
Gbogbo
ObáOriaté,
Gbogbo
Apetebí,
Gbogbo
Àwófá kán,
Gbogbo
Bàbálòrìsà,
Gbogbo
Ìyálòrìsà,
Gbogbo
Umbo Alejó.
Local
e Data:
Ilé
Bàbálàwó Ògúndá’Ìrètè IfáOrí,
Campo
Grande - Rio de Janeiro/RJ – Brasil
Realizado
em 04/01/2015 aonde começamos às 07:30hrs.
**********************************
Odù
Ifá Tojale Iwá
(Signo
de Ifá - Regente):
Bàbá
Ejiogbe, Bàbá Ogbè’Méjì
Odú
Lokuta Leke
(Signo
de Ifá – Primeiro Testemunho):
Ogbè’Tumako
Odú
Tomala Belanse
(Signo
de Ifá – Segundo Testemunho):
Òsá’Rosùn
(Profecia
de Ifá)
Ifá
Iré Lonà’Iré
(Bem
de Caminhos Positivos, Abertos, etc... sem certeza e seguridade)
Lésé
Ágbá Èsù Elegbá
(Através
do Òrìsà e Senhor de todos os Nossos Caminhos)
Onisé
Ágbá Èsù Ejé JioJio ní Ilé Ibú Losá, Otán
(Sacrifício
Cerimonial para este Orisa à ser realizado por seus Bàbálàwós)
Onisé
Orí Awetonireo, Otán
(Sacrifício
Cerimonial para este Orisa à ser realizado em cada Orí)
Otan
Sibé Ebó Adá.
(Executando
todo o Cerimonial Ágbá Òrúnmìlà permite fechar Ifá).
+
OO I I
II I I
IO O I
II I I
Ebó
Nikuelesun Ifá
(Limpeza
através do Tabuleiro Sagrado de Ifá):
Akukó,
Owunko, Euré, Adié Méjì, Eiyelé, Awan, Gbogbo Eré, Yarako, Eyin, Aboreo
Ajanaku, Ekú Ejá Epó Agbabó, Obí, Otí, Oyin, Orí, Osun, Efun, Epó, Ataná, Ewé
Iroko, Ewé Aragbá, Gbogbo Asé, Iyanfá Funfun, Opolopo Owo.
**********************************
Òrìsà
(Orixás
que irão Reger o Ano):
Bàbá
Òsóòsì
(Orisa
Pai, Senhor das Matas, das Prisões, da Caça e Fartura).
Ìyámí
Òsún
(Orisa
Mãe, Senhora dos Rios, Cachoeiras, Riquezas, Amor e Ventre).
(Bandeira
Sagrada Regente deste Ano):
Todos
devemos colocarmos na porta de Nossas Casas, pois assim teremos a proteção
divina dos Orixás que estão regendo o Nosso País.
Azul e Dourado (Oxossi) com o Meio Amarelo (Oxum).
Ou
Azul (Oxossi) com as Bordas Amarelas (Oxum).
(Folhas
Sagradas deste Odú Ifá)
Todos
devemos sempre tomar banhos, lavarmos, e limparmos as Nossas Casas com elas (As
principais Ervas, dentre outras mais que existem neste Odú Ifá Baba Ejiogbe
Meji).
ALMENDRA
NOME
COMUM - AMÊNDOA.
NOME
CONGO - TUÁNSO.
NOME
LUKUMI - IGI URÉ, ECUCI.
NOME
YORUBÁ - EWÉ AGUSI.
ORIXÁ - IFÁ, OBATALÁ.
ATÍPOLA
(TOSTÓN)
NOME
COMUM - ERVA TOSTÃO (BRASIL).
NOME
CONGO - MAIKE.
NOME
LUCUMI - ATIKUÁNLÁ.
NOME YORUBÁ - EWÉ ATINPOLA, EWÉ OKUTAKUÉ.
ORIXÁ - ELEGBÁ, OBATALÁ, SONGÓ.
AYÚA,
SALVADERA
NOME
COMUM - ASSACÚ.
NOME
CONGO - LUNGÁ KUMA.
NOME LUCUMI - ELÉGÚN
NOME
YORUBÁ - EWÉ GÚNNA.
ORIXÁ - OBATALÁ (TODOS OS SANTOS).
AZUCENA
NOME
COMUM - AÇUCENA, FLOR DE AÇUCENA.
NOME
CONGO - TOUJÉ.
NOME
LUCUMI - ODÓDÓ FUN, ETAFÚNFÚN, YENYEÍ, AYÚMME.
NOME
YORUBÁ - ...
ORIXÁ - OBATALÁ, ODUDUWA.
CEIBA, ÁRBOL DE LA CEIBA
NOME
COMUM - PAINERA (BRASIL).
NOME
CONGO - MADRE NGANGA, MUSINA NSAMBIA.
NOME
LUCUMI - IGGI OLORUN.
NOME
YORUBÁ - EWE ARAGBÁ.
ORIXÁ - AYAN, IROKO, OBATALÁ, ODUDUWA, SONGO.
CUNDIAMOR
NOME
COMUM - MELÃO SÃO CAETANO.
NOME
CONGO - YUJÉ.
NOME
LUCUMI - ...
NOME
YORUBÁ - EWÉ YINI, EJINRÍN.
ORIXÁ - ASOWANO, OGUN, ÒSÚN, ORUNMILA.
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Nascimentos
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Nascimentos
(Caminhos
Sagrados que Nasceram neste Odú Ifá):
* A
Gba Nfo Gede (Cerimonial Sagrado de Ifá)”,
* Ceiba
se fez sagrada,
* Crista
do galo,
* Estado
e Províncias,
* Ètà
Ifá àti Ètà Òosà,
* Falar
a vontade,
* Formação
das: Águas, Palmas, Espinafres e do Obí Kolá,
* Grande
Consagração do Orí (Cabeça),
* Grande
Virtude da Palavra do Obí Kolá,
* Princípio
de todas as coisas,
* Vasos
sanguíneos, e a linfa.
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Refrões
**********************************
Refrões
(Frases
Sagradas deste Odú Ifá):
* A
cabeça manda no corpo.
* A
felicidade em casa de pobre dura pouco.
* A
mão alcança mais alto que a cabeça, somente para protegê-la.
* A
morte e a enfermidade não liberam a guerra na casa do Oloddumare.
* A
sabedoria, a compreensão e o pensamento são as forças que movem a terra.
* Aquele
que oculta seus males será enterrado com eles.
* As
palmas jovens crescem muito mais altas, e mais frondosas que as velhas.
* Deus
dá barba ao que tem queixo.
* Dois
amigos inseparáveis se separam.
* É
um erro não aprender com os enganos cometidos.
* Nenhum
bosque é tão espesso, que a árvore Iroko não possa ser vista.
* Nenhum
chapéu pode ser mais famoso que uma Coroa.
* O
dinheiro se senta sob a cabeça, e as dívidas ficam penduradas no pescoço.
* O
sapo pode passar a vida sob a pedra, mas prefere viver debaixo dela.
* O
protetor da cidade, é o homem de Èsù.
* Rei
morto, rei posto.
* Tudo
o que tenho, é tudo que me falta.
* Um
só rei governa seu povo.
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Orixás
**********************************
Orixás
(Principais Orixás Sagrados que Regem
este Odú Ifá):
* Èsù - Senhor dos Caminhos,
* Obatalá - Senhor
da Sabedoria e Paz,
* Òduduwà - Senhor
da Criação,
* Òrúnmìlà - Senhor
dos Nossos Destinos,
* Òsún - Senhora
dos Rios,
* Yémójá - Senhora
Mãe de todas as cabeças.
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Ewo Odú Ifá
(Tabús Sagrados deste Odú Ifá)
Todos devemos ter muito cuidado com os grandes, e principais Tabús deste Odú Ifá, e sendo assim, nós achamos melhor os relatarmos, para que todos possam viver da melhor maneira possível, nesse ano de muitas dificuldades (Os principais Tabús, dentre outros mais que existem neste Odú Ifá Baba Ejiogbe'Meji).
* Ejiogbe deve evitar Comer:
*** Cabeça e caudas. Ifá diz que de nenhum tipo de animal.
*** Comidas salgadas, picantes, passadas e requentadas.
Ifá diz que existem muitas comidas que lhe fazem mal, e não lhe caem bem.
*** Emú (Vinho de Palma).
*** Frutas Carnudas.
*** Fruta do Conde.
*** Graviola.
*** Ovos.
*** Romã.
Ifá diz que é com esse Sagrado Fruto que Ejiogbe se salva.
*** Sal.
Ifá diz que tanto quanto acontece quando temos Osala recolhido, de maneira alguma se pode adentrar o Iyo dentro do Igbo, o mesmo segue para a regra de Ejiogbe.
**********************************
Bàbá Ejiogbe’Méjì
* Ejiogbe deve evitar Comer:
*** Cabeça e caudas. Ifá diz que de nenhum tipo de animal.
*** Comidas salgadas, picantes, passadas e requentadas.
Ifá diz que existem muitas comidas que lhe fazem mal, e não lhe caem bem.
*** Emú (Vinho de Palma).
*** Frutas Carnudas.
*** Fruta do Conde.
*** Graviola.
*** Ovos.
*** Romã.
Ifá diz que é com esse Sagrado Fruto que Ejiogbe se salva.
*** Sal.
Ifá diz que tanto quanto acontece quando temos Osala recolhido, de maneira alguma se pode adentrar o Iyo dentro do Igbo, o mesmo segue para a regra de Ejiogbe.
**********************************
Bàbá Ejiogbe’Méjì
(Principais
Conselhos Sagrados deste Odú Ifá):
* Manter
a organização em todos os sentidos da vida: com os espíritos, com os orishas,
com seus negócios, trabalho, com sua família, mental, material e
espiritualmente.
*
Diz Ifá que as pessoas passarão por um período de fraqueza e confusão mental.Devem
fortalecer suas cabeças espiritualmente (bori) para obterem equilíbrio. “O
corpo não caminha sem cabeça”.
*
“Rei morto, rei posto”. Ifá alerta às pessoas que ocupam cargos importantes
para que tenham muito cuidado neste ano, pois podem ser destituídos de seus
cargos por traição de seus subordinados e desagrado social.
*
A profecia de Ifá de que o país deve seguir por bons caminhos está diretamente
ligada à “cabeça” de nosso país, ou seja, à nossa presidente que, para evitar
perdas, deve manter a ordem e organização de seu governo e de nosso país. A
desorganização levará ao desgoverno e a perda da sua reputação.
*
Nesse ano, devemos perceber uma grande guerra entre oposição e situação,
fazendo com que a presidente tenha dificuldades em governar o país.
*
Ifá diz que este será um ano espiritual, onde as pessoas devem procurar
orientações religiosas para viverem melhor.
*
Neste ano deve-se tomar cuidado com problemas de coluna vertebral, dor de
cabeça crônica, doenças cardíacas (válvula mitral), circulação sanguinea,
problemas de visão, constipação (prisão de ventre).
*
Fenômenos marítimos podem levar a acidentes náuticos, afogamentos e invasão do
mar no continente.
*
As pessoas devem tomar banhos e lavar suas casas com água anilada (água com
anil).
*
Ifá diz que este ano devemos atender muito nossos guias espirituais.
*
Este signo de Ifá proíbe a queimada de florestas em nosso país. Medidas
sérias devem ser tomadas neste ano para evitar este ato.
*
Nosso país caminha para o crescimento econômico, sobretudo, através de acordos
internacionais, no entanto, devemos começar o ano organizando nossas finanças. Nosso
país passa por um momento instável sendo possível que medidas políticas possam
levar a mudanças na economia.
*
Destaque este ano na área de Ciências e Medicina.
*
Nesse ano devemos analisar bem todas as decisões que vamos tomar. Nosso
Ori alimentado é fundamental para nos colocar em bons caminhos.
*
Nesse ano, devemos nos manter equilibrados, calmos e sermos pacientes para que
tenhamos um ano estabilizado e termos um bem estar em todos os
aspectos.
*
Nesse ano, devemos evitar compromissos que não teremos condições de cumprir,
podendo trazer complicações.
*
Nesse ano, devemos começar organizando nossas finanças. Nosso país passa
por momentos difíceis e é possível que medidas políticas e econômicas possam
levar a mudanças na economia.
*
Em Ejiogbe, cada um tem um caminho, um trabalho e deveres a cumprir.Devemos nos
voltar para nossa família e nossas obrigações para mantermos nossas vidas
organizadas.
*
A teimosia será fundamental para o fracasso e os transtornos com vários setores
de nossas vidas.
*
Nenhum chapéu pode ser mais famoso que uma Coroa. Neste Odu, devemos ser
obedientes aos conselhos de Ifá. A obediência em seguir os aconselhamentos de
Ifá, fará com que, nesse ano, evitemos grande transtornos.
**********************************
APPATTAKÍ:
**********************************
APPATTAKÍ:
(Histórias Sagradas deste Odú Ifá):
Ejiogbe,
Não pode tratar de arrumar a vida de
ninguém.
(Fonte: Pedro Arango)
Appattakí:
Estando
num determinado tempo Ejiogbe num povo que ele tinha feito, e organizado através,
e depois de muito trabalho. Ejiogbe seguia aborrecido pelo mau agradecimento
com que lhe tinham pago, e decidiu partir.
E
na saída do povo se encontrou com Agba Elegbá que o perguntou:
-Aonde
vai?
E Ejiogbe
lhe respondeu:
-Vou
deste povo já que depois de tanto me sacrificar, ainda me pagam mal, por isso
me vou!
E
seguiu caminhando até que chegou a um povo chamado Ifé na Terra dos Pigmeus, e
lá o trataram bem. E este estranhando os perguntou:
-Vocês
tratam todo mundo assim?
E
estes lhes responderam:
-Todo
mundo!
E Ejiogbe
então pensou para si mesmo:
-Vou
construir meu povo aqui!
E
assim o fez.
E
foi passando o tempo, e novamente lhe veio o mau pagamento, e Ejiogbe voltou à
se retirar! E mais uma vez na saída do povo se encontrou com Elegbá, e este
mais uma vez lhe perguntou:
-Aonde
vai Ejiogbe?
E Ejiogbe
respondeu:
-Me
vou daqui, pois são muito mal agradecidos!
E
de imediato Eleguá o respondeu:
-Olhe,
ali há um matadouro!
-Vai
lá e se lambuze de sangue, e vá depois de porta em porta, dizendo que
assassinou o filho do rei!
-E
veja quem te prestará ajuda!
E
assim fez Ejiogbe, e seguiu indo de porta em porta, e quando estava já cansado
de tocar as portas dos vizinhos, este chegou a porta da casa de Baba Obatalá, e
lhe disse o mesmo que disse aos outros, e Baba Obatalá lhe respondeu:
-Entra
Ejiogbe!
E
este entrou, e ficou lá por 16 dias aonde comia e bebia, e era muito bem
atendido. E no último dia disse à Baba Obatalá:
-Meu
pai, eu me vou!
E
então Baba Obatalá lhe disse:
-Aqui
pode estar o tempo que queira, sou uma pessoa respeitada e considerada!
-E
aqui ninguém irá te incomodar!
E Ejiogbe
lhe disse:
-Meu
pai, eu o enganei para testar as pessoas daqui!
-E
Elegbá me disse que fizesse isso, mas eu não matei ninguém!
E Baba
Obatalá lhe disse:
-Quando
for fazer um bem, não olhe a quem.
-E
quando não for fazer um bem, tão pouco faça um mal.
-As
pessoas são mal agradecidas, e não adianta brigar com elas!
-Deixe
o mundo como está, e não trate de arrumar a vida de ninguém, pois sempre irão
te pagar mal.
Itó
ibán esú...
Nota:
"Não trate de arrumar a vida de
ninguém, pois sempre irão te pagar mal."
**********************************
**********************************
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APPATTAKÍ:
(Histórias Sagradas deste Odú Ifá):
Ejiogbe,
Eyin Adié (Ovo da Galinha).
(Fonte: Pedro Arango)
Appattakí:
Num
determinado tempo Baba Orunmilá estava passando muita fome.
E
este foi em busca de quem o desse algo que comer.
E
depois de muito caminhar chegou ao povo das galinhas.
E
embora fosse tarde, lhe deram de comer e albergue até que ele se
restabelecesse.
E
um desses dias que ele estava albergado, no meio de sua caminhada pelo campo,
ele encontrou um ninho de galinha, que tinha vários ovos.
Baba Orunmilá então rompeu o primeiro, e começou a comer, e gostou do paladar que
encontrou. E então decidiu romper mais outro, e seguiu fazendo o mesmo por várias
vezes.
E
foi quando ele ouviu uma voz que lhe disse:
-Bendito
seja Baba Orunla!
-Eu
que tanto te alimentei, te alberguei, e será possível que ainda sim, o senhor
tem coragem de matar os meus filhos?!
Então Baba Orunla se sentiu envergonhado, e com grande pena deu uma satisfação, e
disse à Adié:
-Enquanto
o mundo for mundo, os filhos de Baba Orunmila não comerão mais ovos, e muito
menos eu!.**********************************
APPATTAKÍ:
(Histórias Sagradas deste Odú Ifá):
Ejiogbe,
Ágbá Òlófín, e seus filhos com Ìyámí Yémójá salvando o Mundo.
(Fonte: Pedro Arango, Tratado Enciclopédico)
Appattakí:
Agba Olofin estava bravo, e um dia levou seus filhos da Terra, pois na terra os maltratavam muito. E em castigo suprimiu a água (omi) da Terra, e deixou Agba Èsù como o grande Guardião dela.
Appattakí:
Agba Olofin estava bravo, e um dia levou seus filhos da Terra, pois na terra os maltratavam muito. E em castigo suprimiu a água (omi) da Terra, e deixou Agba Èsù como o grande Guardião dela.
E
quando terminou a água na terra, pois não chovia mais, a situação ficou
drástica em muito pouco tempo aos seus ingratos e ruins moradores.
Então,
os orixás se reuniram para pedir perdão à Agba Olofin, pois o mesmo precisava
perdoar seus filhos, porém era impossível chegar até ele.
Então
Iya Omo Aiye (Yémójá) se convertendo
numa Alakasu (Gunugun) foi ao céu, e chegando já cansada e com muita sede, esta
encontrou um recipiente com água pestilenta, e começou a beber!
E
foi onde Agba Olofin a viu, e à questionou o motivo dela estar fazendo aquilo,
pois era uma água totalmente já apodrecida. E ela então respondeu:
-Eu
cheguei direto da terra para poder pedir perdão ao senhor, pois seus filhos que
lá residem estão morrendo de sede!
E
Agba Olofin se deu conta da ira impensada que estava tendo, e se compadeceu com
Iya Omo Aiye (Yémójá), e decidiu
começar à fazer chover.
Itó
ibán Èsù...
Nota:
E
esse é o grande motivo pelo qual até os dias de hoje deve ser dado água aos Orixás
quando chegam aqui na Terra, e às pessoas (Cavalos de Orixá) quando eles vão
embora.
Ejiogbe
deve sempre pôr uma Tinaja (Quartinha) de água frente à Iyami Yemojá.
**********************************
**********************************
APPATTAKÍ:
(Histórias Sagradas deste Odú Ifá):
Ejiogbe,
Ele fez adivinhação para Òdùnkún.
(Fonte: Apoola)
Appattakí:
Appattakí:
Èjì
ogbè méjì
Não
há lugar na terra que eu não possa ir,
Que
eu não encontre felicidade.
E
foi feito um jogo divinatório para Òdùnkún (Batata Doce) no dia em que ele foi
fazer uma jornada à terra de Isu (Inhame), e de Agbàdó (Milho).
Ifá
aconselhou Òdùnkún à fazer ebó para que sua vida fosse mais doce que a de Isù e Agbàdó.
O Isu e Agbàdó foram provados pelas pessoas da terra,
E
eles não eram tão doces quanto Òdùnkún.
E
estava naquele dia Òdùnkún dançado e cantando de alegria,
pois ele iria repetir
os ebós inúmeras vezes.
E
ifá avisou que não havia nenhum valor em repetir o ebó.
Òdùnkún
cantou e dançou em louvor ao Awo,
Enquanto
o Awo louvou à Ifá,
Enquanto Ifá louvou Olódùnmarè.
E esta não ouviu os conselhos de Ifá que não havia necessidade de ficar cantando vitória, e que dirá repetir os ebós.
E
quando òdùnkún começou à cantar Èsù pôs uma canção na boca de Òdùnkún,
e este sem saber começou à cantar:
Ayé
sènren ti dun, o dun ju oyin lô.
Ayé
sènren ti dun, o dun ju oyin lô.
Òrìxà
je ayé mi o dum, aláyun gbáláyun.
Òrìxà
je ayé mi o dum, aláyun gbáláyun.
Tradução:
Vida
de batata doce, mais doce que mel.
Vida
de batata doce, mais doce que mel.
Òrìxà,
que minha vida seja doce, ó aláyun gbáláyun.
Òrìxà,
que minha vida seja doce, ó aláyun gbáláyun.
Itó
ibán esú...
**********************************
Desejamos
um ano 2015 com paz, saúde e inteligência à todos os irmãos!
Ifá
Ontem,
Ifá
Hoje,
Ifá
Sempre
Fonte:
Sem
mais,
Robson
Abreu
Oní
Bàbá Sòngó àti Ìyámí Òsún Obakóyíndé
Olùwo
ní Ágbá Òrúnmìlà Òmó Oddun
Oba
Kologba Olofin Ògúndá’Ìretè IfáOrí!
**********************************
Patrono Ifá no Brasil:
**********************************
Patrono Ifá no Brasil:
Rafael
Zamora
Oní
Bàbá Sòngó àti Ìyámí Òsún Obakoin
Olùwo
ní Ágbá Òrúnmìlà Òmó Oddun
Independentemente como as pessoas irão nos pagar...
ResponderExcluirÉ assim que Olofin quer que todos nós Babalawos, Apetebis, Awofa kans, Oriates, Babalorixás, Iyalorixás e Brasileiros num mondo geral vivamos:
"Agba Olofin nos roga junto de Baba Obatalá para que todos nós busquemos o caminho de fazer o bem, e sem a preocupação se teremos algo em troca!"
E com um grande, e mais gostoso adendo que:
"Mesmo que te paguem com um mal, não caberá à ti Ifista devolver com a mesma moeda!"
O dia em que eu não me apaixonar por essa Cultura, e por seus maravilhosos mandos, regras, e encantamentos, de certo não terá mais sentindo algum viver por aqui... pois literalmente a cada estudo Ifá e todas essas energias brigam, ou me dão forças para que eu mesmo brigue comigo mesmo, para que cada vez mais, eu me torne um ser humano melhor!
Porém..... as escolhas são totalmente minhas, pois se uma Cabeça não quer, não há quem a queira, ou faça algo por ela!
Beijos e muito axé!
IfáOrí Oni Songo Obakoyinde!
Aboru Aboye Abosise,
ResponderExcluiruma ótima semana à todos!
Seguimos compartilhando um pouco mais dos estudos, aonde estamos repassando à todos que ainda não sabem, e relembrando aos que já sabiam (eu mesmo havia esquecido, por isso Ifá nos diz que nós nunca saberemos Ifá), um dos grandes negativos para esse ano!
Nós Babalawos, Apetebis, Awofa kans, Obateros, Iyalorixás, Babalorixás, Iyawos, Akapons, Iworos, e Brasileiros em geral nesse ano, segundo os Conselhos Sagrado do Oráculo de Ifá para o Nosso querido Brasil devemos evitar o consumo de ovos!
E para um melhor entendimento, achei super interessante postar a história (Itan de Orixá ou Appattakí), assim como fazia o Nosso Patrono Rafael Zamora no seu site (www.ifanobrasil.com extinto)!
Beijos no coração de cada um, e muito axé!
Bons estudos, e melhor reflexão quanto aos caminhos que irão escolher viver nesse Ano de 2015!
Aboru Aboye Abosise,
ResponderExcluirótimo carnaval à todos!
E mais uma vez seguindo com os Sagrados Conselhos de Ifá para o Nosso País em 2015, eu gostaria de estar compartilhando com vocês um caminho super interessante que me deparei, e particularmente eu sempre vi o meu Oluwo Osiwaju narrando esse Itan (História)!
Caminho esse, que fala direto da Odunkun (Batata doce), e que Ifá nos alerta nesse ano, ao contrário das negatividades que devemos evitar, este caminho nos ensina algo que devemos procurar estar ingerindo, pois segundo os ensinamentos Sagrados de Orunmila Baba Ifá, esta atinge tanto na saúde corporal, quanto espiritual!
No que se trata da saúde corporal, apesar de não ser grande fã da Batata doce, hoje em dia são inúmeras as fontes de informações medicinais que indicam a ingestão deste alimento.
E no que se trata da saúde espiritual, Orunmila Baba Ifá no caminho que ele vos apresenta, dentro do Odú Ifá que está nos regendo (Brasil) em 2015. Ifá nos diz, e nos ensina que devemos comer sempre da Odunkun, pois este alimento servirá como grande alimento para a saúde, e para a boa sorte (Ire Aye).
Espero mais uma vez poder estar compartilhando algo muito bom para todos vocês, e que todos possam estar entendo os Conselhos Sagrados de Orunmila Baba Ifá, e que também estejam diretamente os aplicando em suas vidas!
Nota Importantíssima:
Hoje em dia vemos muitas pessoas falando do "Modismo Disse Ifá", e todos nós sabemos que interpretar todos podem, já que todos são dotados de grande inteligência, seja em qual campo for, porém vos lembro, e vos advirto que:
"Interpretar o Oráculo Sagrado de Ifá, os seus Conselhos, como tudo que se refere ao mesmo, por dádiva divina de Agba Olofin, sua autoridade somente foi dada à Orunmila Baba Ifá, e aos seus filhos, melhor dizendo: Babalawos (Sacerdotes de Ifá)!
Toda e qualquer pessoa hoje tem acesso à inúmeros documentos, seja em que fonte for, porém todos devemos alertar quanto ao perigo de futucar aquilo que não lhes foi autorizado, não lhes é cabível, e que dirá, ainda não estarem propriamente preparados Cerimonialmente para os mesmos...
E logo Olofin nos ensina, e nos diz:
"Aquele que fala de Orixá sem ser feito,
e aquele que fala de Ifá sem ser Babalawo,
este terá a praga divina de Olofin para que siga para todo o sempre amaldiçoado!"
E sei que assim como já me justificaram, logo muitos justificarão:
-Está na internet, eu não tenho culpa!
Então, com o perdão da grosseria, imaginemos juntos que, se eu ou seja lá quem for lançar um artigo na internet dizendo que:
-A pessoa que se alimentar de caquinhas (cocô) será muito feliz na sua vida!
Mesmo que o documento estiver na internet ou vier por algum meio informativo até nós, este seria o motivo de experimentarmos tal "saboroso paladar?"
Tenham todos ótima reflexão,
e que façam o bom uso alimentar, e espiritual da Batata Doce!
Beijos no coração de cada um,
Àwó Ògúndá'Kètè IfáOrí!