domingo, 4 de março de 2012

Iniciação de Ifá...

Iboru Iboia,

como já falamos em outros temas, sempre surgem novas dúvidas quanto à Chegada junto ao Culto, ou melhor dizendo, quanto à Iniciação ao Culto de Ifá.

E hoje por mais uma vez, fui questionado quanto a isso... Há um tempo atrás, respondi quanto a questão das mulheres, antes quanto a questão dos filhos de Obaluayé e acho que de uma regra geral, deveria esclarecer um pouco mais dos principais e primeiros procedimentos para chegar a tal.

Algumas regras que muitos pensam, já irei ajudar com a aniquilação, já que existem mitos, que até para mim lá atrás foram colocados, e me fizeram pensar que eu jamais poderia estar iniciado, já que por conversas com alguns, me diziam que eu deveria ser um Ogán muito velho, ter muito conhecimento, para aí, quem sabe, Orunmilá abrir as portas para mim, e hoje, sei que isso era totalmente contos dos mais velhos, já que, para muitos: "São somente bons para eles, mas jamais podem servir para os seus filhos".

Então hoje me perguntaram:
"O que preciso para me iniciar em Ifá?"

1º Ter a oportunidade dada por esse Orisa e que uma porta de algum afilhado dele (Babalawo) lhe seja indicada, e lembre-se "Uma vem indicado, Orunmilá não deixa que você a toque de novo, se você desperdiçar a oportunidade".

2º Fazer um Osode Ifá (Jogo ou Consulta) com o Oráculo de Ifá para saber quais são os seus caminhos, se  Ifá te abre as portas para o culto, e quais são as suas necessidades. Pois, Ifá pode lhe dar caminhos que você somente precise se limpar, e quem sabe um dia, se iniciar. Então de acordo com o momento que você "esteja precisando saber ou viver", Orunmilá irá lhe indicar.

3º Ter a ciência que você não precisa ser iniciado em nada, pois todas as pessoas têm acesso ao Culta de Ifá, sejam para simples consultas, quanto profundas Iniciações. E quando falamos todas, são todas mesmo, feitas e não feitas, mães e pais de santo, assim como os Iyawos... Sabendo e valendo ressaltar que, por mais que hoje em dia o "Preceito de um ano de um Iyawo" não é respeitado pela maioria das Culturas e Zeladores, em Ifá, sabemos que, apesar de ser um "PRECEITO DE OBATALÁ (OXALÁ)", é um preceito que provém do Ifá, portanto, Iyawos com menos de um ano de santo, têm que esperar passar esse período para poderem, não só se consultarem, como fazer ebbós e até mesmo se Iniciar.

4º Com a Porta tocada; Com o Jogo já feito; Com a Ciência já dada e tomada. Somente irá precisar escolher o seu Padrinho de Ifá, pois mesmo que tenha feito o jogo com aquela pessoa, Ifá não te prende, e o futuro iniciado não tem Obrigação alguma de ser iniciado pelo mesmo, já que o Culto de Ifá tem como regra principal o "Livre Arbítrio".

Então aí só caberá escolher o seu futuro Padrinho, pensando e analisando muito bem, pois é uma escolha definitiva para toda a sua vida. Pois uma vez consagrados, um para o outro, esse vínculo jamais será cortado, já que Ifá segue com a pessoa até a morte e após ela. E seja o padrinho ou o afilhado que vá primeiro, estarão sempre unidos um ao outro.

Daí é só pegar a lista com o mesmo, comprar suas coisinhas, marcar as datas, passar por todo o "Cerimonial Secreto" e após, receber: Eleguá, Oggún e Oshosi, Osun (Galo) e Orunmilá com o seu Odù Ifá com todos os caminhos e conselhos para toda sua vida, ter um segundo padrinho chamado Ojugbona, ao qual saberás como o irá ganhar, etc... E assim como todos nós, ser muito feliz, como todos que aqui estamos, somos!

Pois, uma coisa todos aqui temos a certeza, se tivéssemos que fazer tudo novamente, de 100%, garanto que os mesmos  percentuais seriam, porém, a única coisa que não garanto é se seriam com os seus mesmos padrinhos e iniciadores, pois sabemos que muitos Padrinhos Babalawos abusam de seus poderes e regras e Ifá já nos diz: "Do futuro do Babalawo, dependerá da sua aplicação no passado e no presente", então, más ações geram mutuas reações.

Então, Ito Ibán Esú...

Ogbo ato asure iwori bofún,

Robson Abreu
Àwó ÒgúndáÌretè IfáOrí
Oní Sòngó ty Osún Obakoyde.

17 comentários:

  1. Bela explicação meu padrinho!!!
    Certamente as dúvidas que ainda pairam sobre as cabeças das pessoas que querem se iniciar, são muitas, mas seguindo essas regras que foram colocadas, com a mais absoluta certeza serão prosperas dentro e fora da cultura de Ifá. Orunmilá é duro as vezes, seguir seus conselhos não é para qualquer um, ele te dá corda você é quem se enforca, a escolha é sempre nossa não podemos culpa-lo em momento algum.
    Realmente passaria por tudo novamente porque tenho um padrinho. Então aos que querem se iniciar saibam escolher o Sacerdote que irá ter um vinculo eterno com vocês, como disse meu padrinho este vinculo será para sempre.

    Fabinho Okanaroso

    ResponderExcluir
  2. iboru iboia ibosese... belas, fortes e sábias palavras, okanaroso ifá!

    orgulho e asé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoas de qualquer orisa pode ser iniciados

      Excluir
    2. qualquer pessoa pode ser iniciado... o segundo passo aí sim, o orisa tutelar irá influenciar... mas não no primeiro!

      Excluir
  3. qualquer pessoa pode ser iniciado... o segundo passo aí sim, o orisa tutelar irá influenciar... mas não no primeiro!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito me iniciar em Ifa!Mas é muito dificil achar uma casa de culto a Ifa no Rio.Onde fica a egbe de vcs?Se for no Rio me passa um contato(se possivel).Sou iniciado no camdomble de ketu para Osumare há 9 anos. Imail lyp_rocha@hotmail.com Mojuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iboru Iboia Ibosese Felipe...

      meu irmão, não somos nós quem escolhemos quando e com quem vamos iniciar à ifá... é sempre ele quem nos escolhe... prova viva disse é o que acontece com você.

      pois se fosse em algum outro lugar do Nosso Brasil você poderia até passar dificuldades, mas se tratando de Rio de Janeiro, não tem problema algum.

      pois aqui no mínimo devem ter uns 200 babalawos consagrados e sendo uma grande maioria da Rama de meu Avô Rafael Zamora (em memória), que aqui chamamos Ifá no Brasil.

      portanto filhote, mais cedo ou mais tarde, se assim for o seu caminho e chegar à sua hora, encontrará um desses 200 e poucos que temos por aqui e logo cumprirá devidamente seu caminho!

      beijos no seu coração, mojugbá asé, mojugbá

      ire o,

      Robson Abreu
      Oni Sòngó ty Òsún Obakoyde
      Bàbálàwó ny Òrúnmìlà ÒgúndáKetè IfáOrí
      (Rio de Janeiro/ RJ/ Brasil)

      Excluir
  5. Olá Boa tarde!!
    Sou Daniele e estava lendo em seu blog informações sobre Iniciação em Ifá e gostei muito da maneira como foi exposto o assunto, mais devo confessar que aqui no RJ conheci uma pessoa que m falou de Ifá,ela mudou-se por uma questão denecesidade e nem tivemos oportunidade para que ela me levassa ao padrinho dela a quem iria me apresentar, e para bater de porta em porta sem ao menos ter uma refência eu penso ser um pouco complicado, pois o que não falta infelizmente é gente querendo levar vantagem sem preocupar-se com a Lei do retorno e tudo mais que as pessoas que tem um pouco de consciência pensam. Gostaria de saber se conhece algum Bàbàláwo sério no Rj que possa indicar para que eu conheceça melhor a inicição em Ifá e que assim possa fazer também?
    Desde já agradeço!!
    Meu e-mail de contato: danimpet2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi dani

      iboru iboia ibosese

      eu sou o proprietário do blog...

      e sou um babalawo...

      mas te indicar?!... é complicado, pois é uma coisa do seu destino

      seja como for,

      q ele logo se conclua e vc assim como nós, consiga seus caminhos com Ifá!

      ire o,

      senhora!

      Excluir
  6. Gostaria do email ou outro contato da rama de Rafael Zamora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEMOS ATÉ O WHATSAPP DELE, PORÉM COMO ENVIAR PARA A SRA?!

      Excluir
  7. Boa e transparente explicação parabéns Axé

    ResponderExcluir
  8. Perfeita explicação Baba como sempre 👏👏👏 Axé grato Ifá

    ResponderExcluir
  9. Perfeita explicação Baba como sempre 👏👏👏 Axé grato Ifá

    ResponderExcluir