sábado, 3 de março de 2012

Àwófá Kán ny Òrúnmìlà

Iboru Iboia Ibosese,
hoje um amigo, ainda não iniciado, entrou com o questionamento quanto as funções que deve exercer um Àwófá Kán, Cargo dado aos homens que se iniciam dentro da Cultura de Ifá. Então, vamos lá.

As tarefas por eles desenvolvidas são muitas, pois é um cargo que cobra muito trabalho dos homens, tanto no desenvolvimento pessoal e espiritual, quanto no apoio às Apetebis e aos Babalawos. E numa regra geral, todos as demais funções ficam complexas de serem comentadas aqui, pois pertencem ao secreto do culto, com isso, somente realmente quem passou pelo "ÀWÓ" que poderá saber com mais profundidade.

Mas podemos falar que, ele funciona de duas maneiras, sendo elas:
1º Cargo Transitório:
Quando o iniciado recebe de Orunmilá os caminhos para se tornar um sacerdote de Ifá, então ele ali como Awo fa kan, já começa a aprender junto com os seus padrinhos e maiores de Ifá e até mesmo com as Apetebis, as primeiras funções e até mesmo as demais que ele irá exercer quando fizer a sua troca. Pois, como o meu Padrinho Janda costuma dizer: "O Awofa kan é um Pré Sacerdote de Ifá".

2º Cargo Fixo:
Quando o iniciado recebe de Orunmilá os caminhos para trilhar dentro do Culto Lese Orisa, então ele da mesma maneira que foi informado acima, ele vai se dedicando, porém depois do Joko Orisa ou Kari Orisa, ele irá seguir os seus caminhos de Santeiro, e poderá lá na frente, se os seus Odù Ifá e Odù Òrìsà, assim permitirem, se consagrar como Sacerdote de Orisa dentro do Culto, chamado de "OBÁ ENÍ ORIATÉ".

Ou então, aos que já chegam à Cultura de Ifá com os seus Cargos e Graus dados no Candomblé ou nas demais culturas, continuam com sua vida normal Lese Orisa, pois Ifá só irá entrar na vida do mesmo, com as orientações e caminhos que o mesmo têm que seguir, pois estes basicamente, já estão no Culto ao qual nasceram e foram preparados, então vindo como mais uma fala de meu Padrinho Janda:
-Ifá soma para o povo do Candomblé e das demais culturas, aos que se iniciam em Ifá, com o pingo no i e com o complemento das informações e oròs, de tudo aquilo que eles já sabem.



Então num resumo geral, é sempre Ágbá Orunmilá, quem irá dar a definição correto da sua vida e de seus caminhos, porém sempre foram, são e serão esses dois únicos caminhos para o Àwófá Kán:
1º Lésé Ifá,
2º Lésé Òrìsà.


Iboru Iboia Ibosese,


Robson Abreu,
Bàbálàwó ÒgúndáÌretè IfáOrí
Oní Sòngó ty Òsún Obakoyde.

4 comentários:

  1. Muito boa a explicação mais eu lhe quero fazer uma pergunta... no ifa após da iniciação também tem preceito igual do candomblé? Tipo assim comidas resguardos com as comidas, cores, sexo ? Também tem o tempo de preceito de 3 meses e 21 dias?

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  2. Muito boa a explicação mais eu lhe quero fazer uma pergunta... no ifa após da iniciação também tem preceito igual do candomblé? Tipo assim comidas resguardos com as comidas, cores, sexo ? Também tem o tempo de preceito de 3 meses e 21 dias?

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