“Ninguém pode enganar Olódùmarè com astúcia.”
IFÁ nos revela uma grande lição sobre verdade, caráter e justiça sagrada. Ifá nos lembra que, embora o ser humano possa enganar os outros, disfarçar suas palavras, manipular situações ou esconder intenções, nunca poderá se esconder aos olhos de Olódùmarè nem ao julgamento de Ifá.
IFÁ alerta contra a falsidade, a hipocrisia e o ego. Aqui, ÒRÚNMÌLÀ BÀBÁ IFÁ ensina que toda ação deixa marca, e toda mentira, mesmo que se repita mil vezes, não se torna verdade.
IFÁ narra como algumas pessoas fingiram ser o que não eram, usando a astúcia para ocupar lugares de respeito e poder. Mas, Ifá revelou a verdade através da adivinhação e suas máscaras caíram uma a uma. Aprendemos que o verdadeiro poder não está em aparentar, mas em viver com pureza de coração. O caminho de Ifá é reto, embora muitas vezes estreito; Porém, aquele que o transita com sinceridade, paciência e sem dobra será sustentado pelo Àṣẹ!
IFÁ também nos ensina que quando alguém age pela verdade, pode andar de cabeça erguida, sem medo. Pode dormir em paz, sem carga. E o mais importante: pode receber as bênçãos que Olódùmarè reserva para aqueles que são fiéis ao seu espírito!
Hoje, Ifá nos chama para a transparência. A não procurar atalhos, nem vestir-nos com aparências. A não competir pelo reconhecimento dos homens, mas pela honra de serem vistos com bons olhos pelo céu.
E que a verdade nos sustente.
Que a justiça nos acompanhe.
Que o Àṣẹ de Ifá nos coroe!
Àṣẹ. Àṣẹ. Àṣẹ.
Ação é ótima;
Ação irá nos localizar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário