quinta-feira, 30 de junho de 2022

SEU PADRINHO, SEU OLÙWO, SEU INICIADOR... SEU INIMIGO?!

ASHÉ IBORU

DESDE OS MEUS PRIMEIROS MOMENTOS DENTRO DO QUARTO DE IFÁ E ATÉ MESMO NOS DIAS DE HOJE... SEMPRE OUVI QUE IRÍAMOS NOS SEPARAR E NOS TORNARÍAMOS INIMIGOS!

 

PORÉM, QUANDO QUESTIONEI AO NOSSO MAIS VELHO EM CUBA QUANTO A ESSE CAMINHO... ELE CARINHOSAMENTE COLOCOU UMA PEDRA EM TODO POSSÍVEL QUESTIONAMENTO QUANDO ME PERGUNTOU:

-QUAL O MAIOR PODER QUE RECEBE UM BABALAÔ?!

 

E SEM PESTANEJAR RESPONDI:

-IFÁ!

 

E ELE DE IMEDIATO DEVOLVEU:

-MEU FILHO, SE ESSE É O SEU MAIOR PODER QUE VOCÊ POSSA RECEBER, COMO UM CAMARADA QUE TE DEU TAL PODER, QUE TE CONSAGROU E QUE TE FEZ SACERDOTE NESTA TERRA PODE SER OU SE TORNAR TAL INIMIGO?!

 

E DALI ME CALEI, ENTENDI E A PRIMEIRA COISA QUE FIZ QUANDO DE CUBA VOLTEI, FOI LHE DAR UM ABRAÇO BEM APERTADO E LHE AGRADECER PELO GRANDE HOMEM E SACERDOTE QUE FOI, QUE É E QUE PARA TODO SEMPRE SERÁ NA MINHA VIDA!

 

DEFEITOS TODOS TÊM; PORÉM, QUANDO NA PORTA DELE BATI PEDI SOCORRO E LÁ NÃO VI OU QUIS SABER SE ELE TINHA ERROS, DEFEITOS OU QUALIDADES... QUERIA UM SACERDOTE, QUERIA UM CAMINHO, QUERIA SABER QUEM EU ERA E DENTRE OUTRAS COISAS MAIS E TUDO ISSO ENCONTREI!

 

LOGO, REFLITA VOCÊ TAMBÉM QUANDO PENSAR OU TENTAREM TE DIZER QUE O SEU OLÙWO OSÍWÁJÚ OU PADRINHO, COMO CARINHOSAMENTE CHAMAMOS, QUE ESSE CAMARADA É TEU INIMIGO E QUE NÃO TE QUER BEM... POIS, O MAIOR PODER QUE SE TEM UM BABALAÔ É IFÁ... E QUANDO INICIAMOS ALGUÉM, ESTA LEVA UM PEDACINHO DO QUE DE MAIOR TEMOS E DO QUE MAIS AMAMOS!

 

O RESTO...

VOCÊ MESMO E A SUA CONSCIÊNCIA IRÃO PENSAR!

 

ONA IRE OOOOO IFÁ...

 

VIDA LONGA AO MEU PADRINHO, MEU INICIADOR, MEU AMIGO E MEU OLUWO OSIWAJU JOÃO LUIZ INÁCIO TADIN IFÁKUMBÍ

Jander Luiz Jander Luiz

 

OBRIGADO, OBRIGADO E OBRIGADO

 

PERDÃO PELOS ERROS E OBRIGADO MAIS UMA VEZ!

 

AXÉ AXÉ AXÉ,

 

ASSINADO,

 

UM HOMEM,

UM BABALAÔ,

UM PAI E UM SACERDOTE FELIZ!

 

Robson Abreu 

está se sentindo agradecido em 

Ègbé IfáOrí Cultura Afro Cubana de Ifá no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário