sábado, 4 de janeiro de 2020

O AFRICANO RESPONSÁVEL

O primeiro Babalaô que fez a Letra do Ano em Cuba
Uma coisa é emigrar por vontade própria a te lavrar um caminho no mundo e outra muito distinta é que lhe arrastem como escravo até terras extrangeiras.

Adeshina Obara Meyi pôde pressentir o que morava em seu caminho e, ante a possibilidade de uma partida irreversível, tragou o fundamento representativo do fundamento representativo de Orunmilá (el fundamento representativo de Orulapara poder levá-lo consigo até onde estivesse.

Na Nigéria ele começou o caminho do homem, escravo, religioso, padrinho, babalawo que fez a primeira Cerimônia da Letra do Ano em Cuba.


Ño Remigio Herrera Adeshina Obara Meyi 
Antigamente o término “Ño” indicava respeito em linguagem coloquial, era um equivalente de “Dom”. Que tal tratamento se desse a um escravo não era coisa usual, como tão pouco foi o homem desta história.

Adeshina nasceu na Nigéria, entre 1811 e 1816. Entrou como escravo a Cuba em 1830 e o batizaram três anos mais tarde na Igreja de Nova Paz, como Remigio Lucumí. Posteriormente o venderam a um colono esclavista em Matanzas.

Sua inteligência e habilidades de socialização lhe faziam destacar entre outros escravos. Ganhou a confiança de seu amo que o enviou a atender os negócios em Havana.


Remigio Herrera conhece seu Padrinho Ño Carlos Adé Bí
Diz um velho refrão que quando o aluno está preparado, o professor aparece. Adeshina não tinha terminado sua formação em Osha Ifá, mas guardava o fundamento representativo de Orula que tinha carregado em seu próprio corpo. Devia purificá-lo e continuar seu caminho espiritual.

Na Zona de Regra, do outro lado da baía Havaneira, conheceu um Negro liberto que tinha ganho sua independência trocando a sorte de seus amos. Ño Carlos Adé Bí, era um Sacerdote de Ifá, hábil, inteligente e com muitas relações sociais.

A última habitação de uma adega, propriedade de um espanhol que ambos conheciam, a prepararam como quarto para fazer Cerimônias. Adé Bí se converteu em Padrinho de Adeshina e o ajudou a comprar sua liberdade por volta de 1850.


Um Homem Livre
Remigio Herrera Adeshina Obara Meyi se estabeleceu em Regla como homem livre por volta de 1860. Formou uma família e trabalhou duro para fazer crescer sua economia e sua influência social.

Em seu lar estabeleceu o Conselho de Yemayá (Cabildo de Yemayá ) que logo teve um local próprio. Aqui Adeshina pôde transmitir aos seus Afilhados as coisas que aprendeu de Ño Carlos Adé Bí. E pouco a pouco estiveram preparados e junto a eles realizou as primeiras cerimônias da Letra do Ano (las primeras ceremonias de la Letra del Año), embora não se pôde documentar a data da Primeira Cerimônia.

No ano de 1902, Adeshina estava muito debilitado e um de seus Afilhados deu continuidade à tradição. Tata Gaytán assumiu a responsabilidade de liderar a Cerimônia da Letra do Ano, com o apoio de outros Babalaôs experimentados.

Adeshina morreu em Havana, em 27 de Janeiro de 1905. E seu sucessor foi Bernardo Rojas quem, tendo herdado as Deidades Maiores de seu Padrinho, assumiu a direção da Letra do Ano (Letra del Año), tutelado por Tata Gaytán.

A foto de Remigio Herrera Adeshina Obara Meyi, em 1891, é a única que se conserva de um Babalaô nativo africano em Cuba. Chegou como escravo, mas morreu como um homem livre. E nos deixou um legado espiritual que forma parte da Cultura Cubana.

FONTE:
https://www.cibercuba.com/
*************************
*************************
*************************


REFLEXÃO (IFÁORÍ)
ASHÉ IBORU...
MUITOS ESTÃO FALANDO DE PREVISÕES DE IFÁ, DOS ORIXÁS, DA CULTURA AFRO EM GERAL E DE UM CERIMONIAL QUE VEM POR ANOS TOMANDO A CENA E CHAMANDO MUITO A ATENÇÃO DE NÓS BRASILEIROS...

O CERIMONIAL DENOMINADO DE *LETRA DO ANO*, QUE O NOSSO PATRONO COMEÇOU A FAZER NO FINALZINHO DOS ANOS NOVENTA, POIS O MESMO PRECISAVA DOS SEUS MÍNIMOS OITO BABALAÔS E ASSIM QUE OS TEVE, LOGO COMEÇOU!

PORÉM EM CUBA?!
COMO ERA?
COMO ERA CHAMADO?
QUEM DEU OS PRIMEIROS PASSOS?
COMO FIZERAM?!
RESPEITARAM OS MESMOS MODOS DA TRADICIONAL MÃE ÁFRICA, ONDE ESTA FAZIA E FAZ ATÉ OS DIAS DE HOJE NO MEIO DO ANO?!
*************************

MUITOS AQUI NÃO SABEM, NÃO É VERDADE?!
E COMO HOJE SAIU ESSA LINDA REPORTAGEM, DE IMEDIATO A TRADUZIMOS E POSTAMOS AQUI PARA QUE JUNTOS PUDÉSSEMOS APRENDER UM POUCO MAIS, PORÉM GOSTARÍAMOS DE REFLEXIONAR E ATÉ MESMO ESCLARECER PARA MUITOS!
*************************

ENTÃO VAMOS LÁ?!
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DESSE NOSSO MAIOR E MAIS VELHO SENHOR?!

SENHOR ESSE QUEM DEU SUA VIDA TODA PARA ESSA CHAMADA CULTURA AFRO CUBANA...

E QUE TAMBÉM NO SEU INÍCIO TEVE SUAS MESMAS DIFICULDADES E ENTENDEU QUE JAMAIS ELE PODERIA SER TRADICIONAL COMO SEUS MAIS VELHOS E QUE SE QUISESSE CRESCER TERIA QUE SE ADAPTAR!

SENHOR ESSE QUE ENTENDEU QUE A VIRADA DO ANO DE CUBA NÃO IRIA RESPEITAR O MESMO CALENDÁRIO QUE SUA TRADICIONAL MÃE ÁFRICA, POIS NA SUA TERRA NATAL, A NOVA COLHEITA SEMPRE SERIA NO MEIO DO ANO, ASSIM COMO ERA A DATA QUE ELES FAZIAM ESSE CERIMONIAL, PORÉM DE FORMA INTELIGENTE ESTE SE ADEQUOU A TUDO E A TODOS E FEZ O CERIMONIAL SEGUIR VIVO E IMPORTANTE PARA AQUELE AMADO PAÍS!
*************************


E A HISTÓRIA QUE NARRAM OS CUBANOS É MARAVILHOSA, PORÉM O MAIS GOSTOSO É QUE PUDEMOS ENTENDER QUE A CULTURA TEVE QUE SEGUIR E LOGO SOFREU MUDANÇAS NO SEU CALENDÁRIO ORIGINAL, ASSIM COMO EM MUITOS DOS SEUS MATERIAIS DE AXÉ E DE COSTUMES....

E HOJE EM DIA MUITO SE FALA QUE A TRADIÇÃO DOS CERIMONIAIS TERIA QUE SER NO PRIMEIRO DIA DE JANEIRO, PORÉM ASSIM COMO ADESHINA, O NOSSO PATRONO, TAMBÉM TEVE QUE SE ADAPTAR!

E NESSA ADAPTAÇÃO, O PRIMEIRO QUE MUDOU FOI SUA VIDA, POIS LARGOU SUAS TERRAS, SEUS COSTUMES, SEU DIA A DIA E SÓ NÃO FOI ESCRAVIZADO COMO O PATRIARCA, PORÉM ENTENDEU QUE NÃO SOBREVIVERIA EM TERRAS BRASILEIRAS, ASSIM COMO ADESHINA EM CUBA, SE ESTE FIZESSE AQUI O MESMO QUE ERA FEITO EM SEU PAÍS!

E SE O PRIMEIRO SE ADAPTOU PARA IFÁ Ñ MORRER, POR QUAIS MOTIVOS SERIA CONDENADO O SEGUNDO POR MUDAR SOMENTE QUINZE DIAS?! NOTA QUE QUINZE DIAS, NÃO SÃO TÃO AGRESSIVOS QUANTO SEIS MESES?!
*************************

MAS ENFIM...
O PRIMEIRO FOI POR SUA LIBERDADE E O SEGUNDO PARA NÃO FERIR O SAGRADO NATAL DE NÓS BRASILEIROS, ASSIM COMO O NOSSO TÃO IMPACTANTE CERIMONIAL DA VIRADA E DAS QUEIMAS DE FOGOS, QUE O MUNDO TODO DÁ A SUA PARADA PARA ADMIRAR E QUE DIRÁ OS BRASILEIROS...

PORÉM PRIMEIRO OU SEGUNDO, NÃO IMPORTA, O QUE AMBOS QUERIAM ERA QUE O CERIMONIAL CONTINUASSE E QUE AS PESSOAS TIVESSEM O SEU ODÚ, SUA REGÊNCIA, SUA PROFECIA, SEUS EBÓS E O MELHOR DE TUDO, OS SEUS IMPORTANTÍSSIMOS ACONSELHAMENTOS DE IFÁ!

E É POR ISSO QUE, DEPOIS DE LER O IMPORTANTE TEXTO QUE NOS ENSINA SOBRE A HISTÓRIA DE ADESHINA E COMO LÁ TUDO COMEÇOU, PUDEMOS TAMBÉM DE FORMA INTELIGENTE ENTENDER O QUE O NOSSO PATRONO ZAMORA TEVE QUE FAZER EM TERRAS BRASILEIRAS PARA IFÁ SOBREVIVER E É POR ISSO QUE POR MAIS UMA VEZ O AGRADECEMOS!
AXÉ AXÉ AXÉ...

AGRADECEMOS AO PRIMEIRO QUE CHEGOU ESCRAVO PELOS HOMENS E MORREU LIVRE ATRAVÉS DE IFÁ E AO SEGUNDO, POR ABANDONAR TODA UMA VIDA E PAÍS E NOS DESPERTAR O BEM MAIOR QUE TEMOS HOJE QUE É O IFÁ, SEUS ENSINAMENTOS E CERIMONIAIS E JAMAIS SERÃO ALGUNS AJUSTES QUE IRÃO MANCHAR O BEM MAIOR QUE AMBOS VISIONARAM SALVAR... IFÁ!
*************************

LEMBRAMOS TAMBÉM QUE, ASSIM COMO AINDA EXISTEM MUITOS TRADICIONALISTAS QUE ATÉ OS DIAS DE HOJE CONDENAM CUBA E SEUS SACERDOTES POR SACAREM O ODÚ DEZEMBRO E NÃO EM JUNHO, AQUI EM TERRAS TUPINIQUINS TERÍAMOS QUE ADMITIR QUE NÃO SERIA DIFERENTE, POIS COMO IFÁ BEM ACABOU DE NOS ENSINAR...

HOMENS SOFRERAM PARA SALVAR IFÁ E TODA SUA MEMÓRIA E ENSINAMENTO ANCESTRAL E ALGUNS MUITO POUCOS COM LÍNGUAS FELINAS FARÃO DE TUDO PARA MANCHAREM SUAS REPUTAÇÕES...

PORÉM ASSIM COMO OS MAIORES DE CUBA IGNORAM E SEGUEM FAZENDO EM DEZEMBRO (DIA 31/12 PARA 01/01), NÓS COMO MAIORES SEGUIREMOS FAZENDO O MESMO, POIS QUANDO QUALQUER UM MAIOR DE NOSSA RAMA ENTENDER OS MOTIVOS, ASSIM COMO APOIARAM ADESHINA ATÉ OS DIAS DE HOJE, O FARÃO COM O NOSSO PATRONO ZAMORA E SEUS DESCENDENTES!
*************************

OBRIGADO MAIS UMA VEZ A AMBOS E QUE SIGA VIVA A MEMÓRIA DESSES DOIS MARAVILHOSOS ANCESTRAIS E QUE TODOS POSSAMOS SER ETERNAMENTE GRATOS, POIS DIFERENTE DE AMBOS, NÓS JAMAIS FOMOS ESCRAVIZADOS E SE QUER TIVEMOS QUE LARGAR AS NOSSAS FAMÍLIAS PARA QUE HOJE EM DIA, POVOS COMO CUBA E BRASIL PUDESSEM TER UM CERIMONIAL TÃO IMPORTANTE, FORTE E LINDO COMO É A LETRA DO ANO NESSES DOIS AMADOS PAÍSES!
AXÉ AXÉ AXÉ!

ASSINADO:
UM BRASILEIRO GRATO E JAMAIS INGRATO AOS QUE SUARAM PARA ISSO TUDO ACONTECER EM NOME DE MUITOS MAIORES DE IFÁ!


ONA IRE OOOOOOOOO IFÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário