domingo, 22 de abril de 2018

Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos - 4º Filho do 10º Grande Méjì Ifá!

Àbórú Àbóyé,
Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Axé axé axé...

E vamos dar sequência a mais um trabalho relacionado à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais dentro da Cultura Afro Cubana de Ifá e de Orixá Lùkùmí no Brasil.

Temas: "Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos".

Ogbó àtó...


Através da sua grandiosidade e essência aprendemos com Òrúnmìlà Bàbá Ifá que: “Cada qual nasce com sua habilidade e deverá conformar-se com a sua sorte!”


Ifá nos ensina através deste Código Sagrado e Ético de Ifá o caminho que todos nós Sacerdotes, Sacerdotisas, Iniciados em Ifá, Orixá, Égún e todas as demais Culturas, devemos aprender a nos conformarmos com as habilidades que Deus nos deu, assim como a sorte que temos em determinados caminhos e outros não, vice-versa!

Ifá nos ensina através deste Odú que muitos querem ser ou ter os caminhos que outros irmãos tiveram; Porém, não param e nem se dão conta das habilidades que Ágbá Òlódùnmarè lhes deu!

Ifá nos ensina que esse é o Ifá da CONFORMIDADE e da ACEITAÇÃO e se bem não convivermos com esta, de certo muito mal iremos caminhar com nós mesmos e com os nossos conflitos próprios!

Ifá por um outro caminho deste Odú nos ensina que a guerra entre o Pescador e o seu anzol com o Peixe será eterna e ambos devem entender que independente do caminho que estejam, jamais podem abandonar suas posições e locais, se assim quiserem sair como grandes vencedores!


Kí ebó fí,
Kí ebó wá dá!


Ifá nos ensina que toda regra, código, ética e tabu que ele repassa aos seus Sacerdotes (Bàbálàwó) sempre será algo a ser seguido e vivido por todos os demais, sem exceção!

Ifá é evolução,
Ifá é entendimento,
Ifá é inteligência,
Ifá é sabedoria,
Ifá é Paz!

Ito Ibán Èṣù...



Dia abençoado por Bàbá Òlófín e beijos no coração de todos!

Ifá Vivo, 
Ifá de Verdade, 
Ifá de Amor,
Ifá Odara,
Ifá Wá!

Olóòrun adupé o:
Gbogbo Àwó,
Gbogbo Apètèbí,
Gbogbo Àwófákán àti Gbogbo Umbo Alejó ki Umbo Ilé!

Essa é a Nossa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário