domingo, 15 de abril de 2018

Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos - 3º Filho do 10º Grande Méjì Ifá!

Àbórú Àbóyé,
Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Axé axé axé...

E vamos dar sequência a mais um trabalho relacionado à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais dentro da Cultura Afro Cubana de Ifá e de Orixá Lùkùmí no Brasil.

Temas: "Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos".

Ogbó àtó...




Através da sua grandiosidade e essência aprendemos com Òrúnmìlà Bàbá Ifá que: “Mais vale a manha do que a força!”


Ifá nos ensina através deste Código Sagrado e Ético de Ifá o caminho que todos nós Sacerdotes, Sacerdotisas, Iniciados em Ifá, Orixá, Égún e todas as demais Culturas, devemos aprender que sempre irá valer muito mais o jeito tranquilo, a conversa, o diálogo, o acordo, etc. do que a força bruta!

Ifá nos ensina através deste Odú Ifá que todos os Orixás somente queriam ser céu e ninguém seria terra e com as bênçãos de um Grande Senhor, chamado Orixá Oko (O Pai da Agricultura), todos nós tivemos a bênção para podermos ter aonde pisar, algo que nos gerasse alimento e que sustentasse todo mundo e vida, pois somente este se deitou para que todos pisassem nele!

Ifá diz que somente assim tudo pôde ser dado continuidade por aqui, porém devemos ser sabedores que dela viemos e para ela voltaremos, pois esse ato de coragem do Senhor da Terra lhe rendeu as bênçãos de Bàbá Òlófín, quem determinou que daquele momento em diante todos deveriam pagar um tributo ao Senhor da Agricultura e para a Sagrada Mãe Terra!



Kí ebó fí,
Kí ebó wá dá!


Ifá nos ensina que toda regra, código, ética e tabu que ele repassa aos seus Sacerdotes (Bàbálàwó) sempre será algo a ser seguido e vivido por todos os demais, sem exceção!

Ifá é evolução,
Ifá é entendimento,
Ifá é inteligência,
Ifá é sabedoria,
Ifá é Paz!

Ito Ibán Èṣù...
*******************

Dia abençoado por Bàbá Òlófín e beijos no coração de todos!

Ifá Vivo, 
Ifá de Verdade, 
Ifá de Amor,
Ifá Odara,
Ifá Wá!

Olóòrun adupé o:
Gbogbo Àwó,
Gbogbo Apètèbí,
Gbogbo Àwófákán àti Gbogbo Umbo Alejó ki Umbo Ilé!

Essa é a Nossa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário