segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos - 7º Filho do 8º Grande Méjì Ifá!

Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Axé axé axé...

E vamos dar sequência a mais um trabalho relacionado à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais dentro da Cultura Afro Cubana de Ifá e de Orixá Lùkùmí no Brasil.

Temas: "Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos".

Ogbó àtó...

Através da sua grandiosidade e essência aprendemos com Òrúnmìlà Bàbá Ifá que: “O Sacerdote de Ifá (Bàbálàwó) estuda e se prepara para a vida!”

Ifá nos ensina através deste Código Sagrado e Ético de Ifá que os Sacerdotes de Ifá deverão estudar e procurar sempre crescer intelectualmente para que possam muito bem crescer na vida!

Ifá e os Mais Velhos lá atrás sempre disseram e me ensinaram que na Nossa Cultura Afro Cubana de Ifá, jamais teria lugar para burro! E quando Ifá se refere à burrice, ele vai muito além do analfabetismo, que em muitos países é uma triste realidade. Ifá diretamente faz menção a alma que não quer evoluir e que por ignorância total escolhe ficar parada no tempo e jamais quer buscar a evolução!

Ifá por todos os dias de nossas vidas nos ensina a crescer, evoluir e enriquecer ainda mais o espírito através de bons estudos, educações e diretrizes religiosas, aonde o preparar para uma vida e um futuro melhor, de certo será o melhor a ser arrecadado por cada um de nós lá na frente! Portanto, Ifá de imediato nos convida aos estudos e ao enriquecimento literário, pois através deles teremos uma melhor vida e um futuro muito mais bem estruturado!


Kí ebó fí,
Kí ebó wá dá!


Ifá nos ensina que toda regra, código, ética e tabu que ele repassa aos seus Sacerdotes (Bàbálàwó) sempre será algo a ser seguido e vivido por todos os demais, sem exceção!


Ifá é evolução,
Ifá é entendimento,
Ifá é inteligência,
Ifá é sabedoria,
Ifá é Paz!

Ito Ibán Èṣù...

Dia abençoado por Bàbá Òlófín e beijos no coração de todos!

Ifá Vivo, 
Ifá de Verdade, 
Ifá de Amor,
Ifá Odara,
Ifá Wá!

Olóòrun adupé o:
Gbogbo Àwó,
Gbogbo Apètèbí,
Gbogbo Àwófákán àti Gbogbo Umbo Alejó ki Umbo Ilé!

Essa é a Nossa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário