terça-feira, 7 de março de 2017

Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos #4

Àbórú Àbóyé,

Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Axé axé axé...

E vamos dar sequência a mais um trabalho relacionado à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais dentro da Cultura Afro Cubana de Ifá e de Orixá Lùkùmí no Brasil.

Temas: "Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos".

Ogbó Ató...
**************************



Através da sua grandiosidade e essência aprendemos com Òrúnmìlà Bàbá Ifá que:
“O verdadeiro Sacerdote de Ifá respeita a palavra do Oriate (Sacerdote de Orixá consagrado pelo Bàbálàwó) e de todos os demais Sacerdotes de Orixá (Ìyálórìṣà àti Bàbálórìṣà)!”

Ifá nos ensina através deste Código Sagrado e Ético de Ifá que o Bàbálàwó é a maior patente dentro da Cultura Sagrada e da Religião que amamos, devotamos e seguimos...

Porém este independente de sua posição e hierarquia dentro da Sagrada Cultura sempre deverá respeitar e muito a palavra de um “Obà Eni Ori Ate (Oriate ou Obatero)” quando este está em sua Terra e exercendo suas funções de Sacerdote de Orixá, já que lá são Sacerdotes Reis que exercem importantíssimos trabalhos através de sua Esteira Sagrada...

E que além de tudo sempre contam com a ajuda, direção, orientação e com os olhos de seu grande guia e Maestro Èṣù Elegbara!

E sendo assim através de todo o aparato estes Sacerdotes orientam cabeças e governam o seu povo chamado “Lésé Òrìṣà e é aí que através deste Odú Ifá que o Sagrado exige de seus Maiores, o devido e sagrado respeito para com os Obateros, onde ainda reforça sua palavra com a devida consideração e peso que elas merecem ter!

Axé...

Kí ebó fí,
Kí ebó wá dá!

Ifá é evolução,
Ifá é entendimento,
Ifá é inteligência,
Ifá é sabedoria,
Ifá é Paz!

Ito Ibán Èṣù!
**************************



Dia abençoado por Bàbá Òlófín e beijos no coração de todos!

Ifá Vivo, 
Ifá de Verdade, 
Ifá de Amor,
Ifá Familiar,
Ifá Odara,
Ifá Wá!

Olóòrun adupé o:
Gbogbo Àwó,
Gbogbo Apètèbí,
Gbogbo Àwófákán àti Gbogbo Umbo Alejó ki Umbo Ilé!

Essa é a Nossa:


Ito Ibán Èṣù...!
**************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário