sábado, 27 de agosto de 2016

Uma Década de Ifá desde o Primeiro Plante!

Àbórú àbóyé àbóşíşe,
Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Há dez anos, no dia 27 de Agosto de 2016, estavam sendo Iniciados à Cultura de Ifá os meus “Primeiros Afilhados”...
E com apenas um mês e três dias de Consagrado Sacerdote (Àwó Ifá) desta Cultura estava parindo pela primeira vez com a bênção, autorização, comando, direção, ensinamento e honra dos meus maiores:
Oluwo Osiwaju Janda Oturupon’Ogunda Ifá’Kumbí,

Ojugbona Kan Pablito Oturupon’Owonrin Ifá’Bí’Yí,

Babango Ifá Zamora Ogunda’Irete Ifá’Bí’Yí,

Gbogbo Àwó ní Ègbé Ifá no Brasil (meus tios Babalawos),

Gbogbo Àwó ní Ègbé Ifá Kumbí (meus irmãos Babalawos),

Apetebi Ayanfa Adriana Ika’Iwori Babakemi,

Iyaloriṣa Ojugbona “Mãezona” Apetebi Ayanfa Irete’Yero Oyasingeleji,

Gbogbo Apetebi,

Gbogbo Awofa kan,

Gbogbo Umbo Alejo ki Umbo Ile ni Temí Oluwo Ifá’Kumbí!
****************
****************
****************
Bom...
Eu queria escrever tanta coisa, desde as melhores recordações aos mais sinceros agradecimentos, mas mesmo sendo dez anos depois sinto algo que o meu Padrinho, Pai, Amigo e Oluwo Osiwaju Janda sempre me disse:
-Nessa hora Biriquinha, não tem homem, não tem Sacerdote, não tem tempo, não tem experiência; todos de certo tremem e sentem o nascer de cada afilhado; uns mais e outros menos, mas isso não importa, pois em qualquer lugar do mundo, juntos de ti ou não, vivos ou mortos terão que dizer:
“Oluwo Iboru, Oluwo Iboya, Oluwo Iboṣiṣe!”
-E mesmo que um ou outro lhe pague com negatividades, sempre terão os que lhe darão felicidades, pois assim é a vida e assim é Ifá (Para todo bem tem que existir um mal e para todo mal tem que existir um bem)...
-Porém o mais importante é: preto ou branco, rico ou pobre, policial ou bandido, doutor ou analfabeto, doente ou sadio, senhora de casa ou prostituta... Você como Sacerdote da Cultura não perguntou quem eles eram, o que queriam, o que tinham e o que buscavam; simplesmente abriu o seu portão e muito bem os atendeu!
-Se foi, é ou será bom para um ou outro, também não lhe importa, pois melhor Sacerdote que tente ser, nem o melhor dos melhores conseguiu agradar a tudo e todos (Jesus ou Jewesun)...
-Mas como teu Padrinho muito me orgulha em não ter que lhe repreender e lhe ver fazer cumprir com cada mando que aprendeu no Igbó Oddún Ifá, onde tudo lhe foi ensinado, mesmo sabendo como tudo lhe seria pago!

Ito Ibán Èṣù...!
****************
****************
****************

E o tempo se vai, os dez anos se passam e recentemente em mais uma Consagração do meu 3º Afilhado (do qual eu executo o Cargo de Ojugbona Ifá), escuto do meu Ojugbona ao final de tudo (aonde nos abraçamos, juntos declaramos amor, fidelidade e sem a menor vergonha choramos):
-Meu Afilhado, sou mais novo de idade, porém de Ifá tive a honra de ser o seu Ojugbona e nesses anos todos, eu pude ver tudo o que perdeu, o que passou, o pão que comeu do qual o Diabo amassou e nem por isso desistiu...

-E isso me faz ter muito orgulho de ser teu Ojugbona, logo peço que jamais desista e que busque seguir daí para o melhor!

Ito Ibán Èṣù...!
****************
****************
****************
Bom, não sei como será o amanhã, só Ifá sabe, porém de uma coisa tenho certeza...
Estarei pronto, muito pronto, para toda vez que algo ou alguém chegar a minha porta e Ifá quiser que eu trabalhe, pois sei que nem depois de desencarnado o trabalho irá parar...
E mais uma vez digo, não nasci dentro desta Cultura, mas tenho o orgulho do saber que irei morrer e renascer dentro dela!
Obrigado Ifá, tudo o que eu tenho é seu, assim como sou temente a todas suas diretrizes!
Obrigado, Obrigado e Obrigado, pois a cada dia mesmo tropeçando nos meus piores negativos, de grão em grão, em passo a passo eu os vou tentando vencer e superá-los, pois quero ser sempre um melhor ser humano, para que possa conseguir responder do primeiro ao último da melhor forma, aonde lembramos que:
“Um Sacerdote fala e age por Ifá e quando buscamos essa Cultura, ela nos dá o que necessitamos e não o que queremos!”
Beijos, paz, saúde, vida e muito axé aos meus “Mais Velhos”, assim como todos os demais Afilhados e aos que ainda estão para vir, pois o “Barbeiro de Ágbá Òlófín” aqui os espera!





#egbeifaori
#ifanobrasil
#ifaencuba
#somostodosogundakete
#somostodosrafaelzamora
#patronorafaelzamora

Ito Ibán Èṣù...!

Aṣè L’orí,
Aṣè Bo,
Aṣè To,
Aṣè Ito Ibán Èsù,
Aṣè Arikú ba ba wá!


By
Olùwo Òmó Oddun 
Obá Kologbá Ágbá Òlófín 
Òmó Odú Ifá ní Ágbá Òrúnmìlà 
Ògúndá’Kètè IfáOrí
Oní Şòngó àti Ìyámí Òṣún Obakóyíndé!

Respeitando para ser respeitado!
****************
****************
****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário