domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ifá e seus Códigos Éticos e Sagrados!

Òrúnmìlà Bàbá Ifá...

Axé axé axé...

E vamos dar sequência a mais um trabalho relacionado à Ifá, aos Orixás e aos Ancestrais dentro da Cultura Afro Cubana Brasileira de Ifá e de Orixá Lùkúmí.

Temas: "Ifá e seus Códigos Sagrados e Éticos".

Ogbó Ató...
****************


Através da sua grandiosidade e essência aprendemos com Òrúnmìlà Bàbá Ifá que: “O Ifista (pessoa iniciada a Cultura de Ifá) deverá evitar as relações religiosas com os seus familiares diretos e com aqueles quais já teve envolvimento sexual!”

Ifá nos ensina através deste Código Sagrado e Ético de Ifá que, o Sacerdote de Ifá, assim como todo Ifista deve evitar a todo custo ter vínculo religioso direto com os seus familiares, pois este não deverá Apadrinhar um irmão, primo, etc.; pois o respeito dificilmente irá existir, já que esse parente jamais o irá ver como um "Maior Espiritual"!

Ifá ensina que o elo familiar já existente irá prejudicar todas as decisões, atos, conselhos, ebós, etc... E irá piorar ainda mais, caso o Padrinho tenha em sua Afilhado (ou afilhada) um grau familiar maior (tio, avô, pai, etc.), pois este familiar quando estiver contrariado jamais enxergará seu "Maior Religioso" e sim, aquele menor familiar.

Ifá é evolução,
Ifá é entendimento,
Ifá é inteligência,
Ifá é sabedoria,
Ifá é Paz!

Ogbó Ató...
****************


Reflita...
Ifá também nos ensina que um Sacerdote não poderá Apadrinhar uma pessoa (extra familiar) que já tenha tido um "Relacionamento Sexual"...

Ifá nos ensina que deveremos sempre cuidar da nossa família, portanto ao Sacerdote cabe o atendimento, uma consulta, um ebó, etc. porém quando a coisa aprofundar, este Sacerdote não deverá hesitar em passar para outro Sacerdote de sua confiança e competência, para que este possa dar continuidade aos caminhos daquele familiar ou da pessoa a qual teve envolvimento sexual!

Ifá Vivo, 
Ifá de Verdade, 
Ifá de Amor,
Ifá Odara!

Olóòrun adupé o:
Gbogbo Àwó,
Gbogbo Apètèbí,
Gbogbo Àwófákán àti Gbogbo Umbo Alejó ki Umbo Ilé!

Ogbó Ató...
****************

Um comentário:

  1. Aboru aboye

    Esse é um caminho meio complexo, pois Ifá fala de dois caminhos que não são aprovados por Ifá através deste Odú Ifá...

    Ifá nos ensina que um Sacerdote não só pode como deverá sempre cuidar dos seus familiares através do Oráculo Sagrado com jogos, ebós, orientações e caminho, porém quando a coisa fica mais profunda ele deverá evitar...

    Ifá ensina que mais cedo ou mais tarde o grau familiar e todo o parentesco irá ser confundido com o laço que foi criado quando aquele determinado Sacerdote iniciou um familiar seu!

    Ifá diz que a coisa poderá agravar ainda mais quando o grau familiar for maior, a exemplos de uma tia, um avô, etc.

    Ifá pelo segundo caminho enfatiza a questão de não apadrinhar uma pessoa cujo sacerdote já tenha tido envolvimento sexual...

    Ifá pelos dois caminhos orienta ao Sacerdote que, quando a coisa se estreitar e a iniciação for o caminho, que ele passe para um Sacerdote neutro, porém de sua confiança para que ele conclua e dê seguimento aos caminhos daquele parente ou da pessoa que já tenha tido o envolvimento sexual!

    Paz e axé !

    Ito iban Esuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir