domingo, 13 de setembro de 2015

Reflexão para 13.01.2015

Àbórú Àbóyé Àbósíse, 
E Káàró Gbogbo...

Òrúnmìlà Bàbá Ifá em sua grandiosidade e essência nos ensina:
-O Afilhado jamais poderá com o Padrinho!

Existem vários caminhos do qual Ifá ensina ao Oluwo Osiwaju que quando uma vez abençoa para todo o sempre defende!

Porém nesse caminho Ifá nos mostra que o cuidar, zelar, proteger e abençoar vem de cima, mas embaixo o eterno Afilhado deve não confundir essa “falsa liberdade” e para todo sempre deve:
-R E S P E I T A R!!!
**************************************



Vamos carinhosamente ler o interessante Appattakí Ifá
(Itan ou Contos de Ifá):

O Tigre era Afilhado de Ágbá Òrúnmìlà, mas acabou virando seu inimigo e de uma hora para a outra começou a querer mostrar suas unhas.

Ágbá Òrúnmìlà ao se dar conta da traição e graças que andava fazendo seu Afilhado decidiu fazer um Osode Ifá (Consulta com o Sagrado Oráculo) aonde se viu num determinado Odú Ifá.

Ifá esse que de imediato orientou ao Padrinho que caminhos deveria seguir, assim como os ebós que deveria fazer usando alguns elementos sagrados.

Ágbá Òrúnmìlà fez os ebós e não reagiu as intrigas e fofocas que andava criando seu infeliz Afilhado, porém esse não vendo reação de seu Padrinho decidiu se aproximar e lhe atacar!

E quando assim o Tigre abusadamente e com toda infelicidade mostrou suas unhas visando agredir seu Bàbá, este sacou as armas que Ifá lhe tinha orientado fazer ebó e de uma só vez com o ObeFarin cortou as patas de  seu Afilhado.

E como este não tinha maiores (abençoados por Ifá) próximos que ele pudesse recorrer para se cuidar e se limpar quanto a investida feita por seu Padrinho, este não teve como fazer bó e se defender.

E com o corte que havia criado, nem seus pelos e peles se fecharam e no lugar mal curado acabou abrindo uma grande ferida.

E dessa ferida mal curada devido a um mal feito ao seu Padrinho, lhe vieram as pragas seguido das doenças e por fim, a infeliz morte.

“Ito Ibán Èsù...”


**************************************


Beijos no coração e ótimo domingo familiar a todos!

E que fique a ótima reflexão quanto ao respeito aos seus Maiores!

E quando Ifá fala de Maiores não fica somente exclusivo ao Oluwo Osiwaju (Cargo dado a um Babalawo quando este inicia alguém à Cultura de Ifá), também serve para Babalorixás, Iyalorixás, Mãe, Pais, Avós, etc... enfim, todas as pessoas que são superiores!

Reflita e respeite sempre aos seus mais velhos, pois por mais que tenham que proteger e abençoar, ainda sim, a paciência e bendição dos Orixás tem limites aos abusos!

Asheeeeeeee Iboruuuuuuu! 


**************************************



Aṣe L’orí,
Aṣe Bo,
Aṣe To,
Aṣe Ito Ibán Èsù,
Aṣe Arikú ba ba wá!

Respeite para ser respeitado!




Todos unidos por amor à Òrúnmìlà Bàbá Ifá!


Todos de Ifá;
Todos de Orixá;
Todos de Égún;

E Religiosos em geral por um Brasil melhor!!!


**************************************



 —  se sentindo abençoado em:


**************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário