segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

La Bendición...

Aboru aboye abosise,
desejo do fundo do meu coração, um grande beijo à todos, um ótimo dia e semana, e que recebam todas as bênçãos e axés!

E como sempre acontecia lá em Cuba quando deparávamos com qualquer senhora ou senhorita, e seja lá quem ela fosse (santeira, paleira, apetebi ou mesmo somente mulher), assim como os demais homens (não babalawos), elas e eles ao verem um Babalawo (personificações de Baba Orunmila na terra) solicitavam:
"Oluwo, su bendición..."
(E as, e os abençoávamos...)


E quando deparávamos com outro Babalawo, de imediato havia a apresentação, saudação, trocas de bênçãos... e o questionamento gostoso:
"Ei Oluwo, ta ni Odu?"

E Ifá fluía, e seguia sendo respeitado, louvado e muito amado...

E logo pude entender o motivo ao qual levou Baba Orunmila (nascido no Egito, e levado à Africa, ...) à escolher a nova Terra, e sagrada Cuba... para poder fincar sua bandeira, e de lá propagar a maravilhosa, sábia e certeira Cultura Afro de Ifá pelo mundo...

E não me veio outra coisa na cabeça, do que senão:
"Aqui o Grão Sacerdote Òrúnmìlà é amado, respeitado, louvado e reverenciado como devidamente tinha que ser, como é, e como para todo o sempre será..."

Obrigado Cuba linda, maravilhosa, sofrida, e tudo mais que é... pois diante de um povo que tudo sofreu, que de tudo perdeu... pude ver que através da fé, e do sagrado respeito o Disse Ifá existir:
"Percam tudo, porém jamais a fé..."

Portanto irmãos e irmãs Brasileiros, iniciados ou não:
"Repensem, reflitam e revejam o conceito... não só do tratamento que dão para os seus Sacerdotes, como também para o Orixa que jamais à ninguém abandonará, cujo qual é chamado de: Bàbá Òrúnmìlà!"
E mesmo que os seus não o bem representem, não usem tais desculpas, e simplesmente façam, pois de certo através do simples pedido:
"Bàbá, a sua benção..."
O Grão Sacerdote fará com que sua personificação o faça, e através de sua sagrada boca, o abençoará, e buscará lhe abençoar e perdoar no ontem, no hoje e em todos os amanhãs...

Portanto:
"Aboru Aboye Abosise Ogbo Ato Asure Iwori'Bofun!"
E assim emano a Grande Bendição da semana à todos que seriamente, respeitosamente, e que com sua sagrada fé buscam Ifá para um melhor destino, e entendimento pessoal para o seu melhor viver...

Ifá ontem,
Ifá hoje,
Ifá sempre!

Robson Abreu
Oni Songo Obakoyde
Oluwo Omo Oddun Oba Kologba Òlófín Ogunda'Kete ifáorí! 

Um comentário:

  1. Um dos maiores exemplos que tive, foi dessas duas lindas e amáveis senhoras...
    quando uma virou para a outra e disse:
    "Caridad, mira... su casa tiene muchos Oluwos, mira la bendición de Orunla"

    Impossível não lembrar, e não se emocionar!

    Ire o!

    ResponderExcluir