Iboru Iboia Ibosese,
Uma coisa que me vem tocando nesse ano de Ifá, caminho em que temos a regência do mesmo Odú que pariu o meu e de mais seis irmãos Babalaôs, que é o Odú Ifá Oturupon'Ogunda, ou como costumamos chamar: Otrupon'Alaguede... é essa quantidade de iniciações que vem tendo nesse ano e realmente vai seguindo como sempre foi a vida religiosa do meu Iniciador, com muitos barcos, prosperidades e caminhos de axé e Ifá à todos!
E com essa quantidade de iniciações, também deve chegar o suporte, a estrutura e todo o novo caminho, já que, quando uma pessoa se depara com Ifá, depara-se consigo mesma e é o confronto dela com ela mesma e isso precisa de um grande suporte e auxílio por parte dos seus maiores, já que uma grande, nova, vencedora ou problemática caminhada está por vir, então o suporte e a base são fundamentais!
E vendo essa necessidade e como muitos têm aquela dificuldade com a informatização, caminhos em que muitos não futucam e ficam mais ligados ao "hoje"... achei interessantíssimo trazer alguns tópicos antigos à tona, pois são tópicos que realmente conflitam a cabeça de um um pré-iniciado, ou até mesmo, um novo iniciado!
E trago aqui, primeiro aos meus mais novos afilhados, o registro da minha iniciação e um vídeo de carinho e de lembrança que fiz, pois fui muito bem recepcionado por todos e foi um grande exemplo que tive, que faço questão de fazer para todos os novos, já que soube e senti, o quanto importante foi para mim, então segue o primeiro link:
O segundo tópico fala um pouco do choque que muitos temem, que é o choque entre o Candomblé e o Ifá, já que muitos pensam que ao se iniciarem não mais terão contatos com os seus Orixás e Zeladores, ledo engano! Já que, passam à ter o mesmo caminho que os Nossos Orixás tiveram, que era de serem os grandes mutantes que eram, e buscavam resolver seus caminhos, mas quando a coisa se tratava de resolver grandes problemas, buscar grandes positividades ou até mesmo, falar do "pessoal", assim os Nossos buscavam Ifá, e ignorar Ifá e Baba Orunmilá, é ignorar tudo que acreditamos, zelamos e temos fé no que se trata de Orixá, pois todos eles iam até Ifá, e se iam, porque nós filhos não teríamos o mesmo direito, destino e caminho... não é?! Então, reflitam sobre... e segue o link:
O terceiro tópico fala da questão dos filhos do Orixá Obaluaye e que me lembro, também rendeu grandes discussões e ao final muitos seguiram aclarados, e da mesma maneira trago o mesmo tópico, para que muitos recebam tais conhecimentos... segue o link:
E o quarto e final por hoje, é um dos mais polêmicos, pois nesse meu curto tempo de Ifá, porém bastante intenso, ouvi muito das questões de pessoas sendo dadas como "FILHOS DE BABÁ ORUNMILÁ", e atém mesmo outros, incorporando com essa energia, e o pior, Zeladores assentando essa energia para seus filhos de santo. E para nós já nos é dado como sabido que:
1º Orunmilá não baixa mais a terra, devido um pacto que fez com Olofin, quando prometeu dar jeito na Terra, e o pago seria que, se ele não conseguisse, não mais pegaria a cabeça de ninguém, e logo ninguém mais seria filho do mesmo... E sabemos que a Terra não teve jeito, e tal motivo gerou à Orunmilá, mesmo com todo o seu conhecimento o fracasso, e logo, a perda dos direitos!
2º Ninguém incorpora com tal energia, da mesma explicação, e até mesmo um pouco mais do assunto explicado acima... E a coisa chega a ter tal distância que, Orunmilá nem nos nossos sonhos vem, não aparece para ninguém, e coisas mais, pois ele é Ibekeji Oloddumare, e se logo não vemos Deus, porque teríamos conta e presença de seu vice?!
3º Odú e o assentamento dessa Energia, não pôde, não pode, e nem nunca poderá ser dado por nada e nem por ninguém que não seja um Babalawo, consagrado e que tenho tido os seus caminhos e portas abertas, e abençoadas por Baba Olofin... pois da mesma maneira que um Babalawo jamais fará um Iyawo de Orisa, só cabe ao mesmo a presença e as bênçãos numa feitura, logo também, nenhum outro cargo, sem que seja o de BABALAWO poderá iniciar uma pessoa à Ifá... da mesma maneira que, ninguém também não pode receber o assentamento dessa energia, sem que não seja iniciado! Então só me resta trazer o link para que todos possam buscar tal conhecimento, ou até mesmo, relembrar:
Beijos nos corações amigos e familiares de cada um,
Ire o,
Ito ibán Esù...
By IfáOrí
Nenhum comentário:
Postar um comentário