Essa semana dei uma acelerada boa na tradução dos nossos documentos, caminhos em que vejo que os Nossos Tratados estão ficando cada vez melhores, e com isso, um dia, teremos os Nossos "IFÁORÍ"!
E dentre todas as leituras e aprendizados, segui por um caminho que achei interessantíssimo, pois foi aonde Pai Obatalá quis criar uma bebida para que pudesse estar animando mais ainda a vida dos seus filhos!
E daí resolvi compartilhar desse Apattakin como muitos estão acostumados nas suas falas do dia a dia, caminhos em que, não só traria a base que vem explicando e sendo narrada num determinado Odú Ifá, mas como também explicar, orientar e abrir os olhos de todos; Pois, ao lerem o Apattakin poderão entender um pouco mais e quem sabe, repensar quando for tomar uma bebida!!!
***************************
***************************
***************************
Uma vez ocorreu que Pai Obatalá estava semeando as uvas, que eram uma nova planta, caminhos em que este teve a ideia de alegrar o coração de seus filhos; Porém, de forma repentina lhe apareceu Abita que lhe questionou do que ele estava fazendo!
E foi aí que Pai Obatalá respondeu que estava semeando uma nova planta, para que desse fruto pudesse criar uma bebida, caminhos em que iria alegrar o coração de seus filhos! E foi aí que Abita pensou e logo se ofereceu como voluntário e Pai Obatalá de pronto aceitou.
Abita então desapareceu fazendo um buraco na terra e logo voltou com uma série de erankó (sacrifícios animais a serem oferendados) e começou à sacrificá-los aos pés daquela saudosa Árvore Frutífera!
E da maneira que ia fazendo, seguia cantando e invocando e conforme o fazia todo o ejé ia escorrendo aos pés daquela árvore e seguiram entranhando em suas raízes, e com isso, estes seguiram impregnando toda a Terra e seus frutos!
E assim que acabou com todo o cerimonial, ele orientou aos filhos de Pai Obatalá que recolhessem os frutos e os ensinou como preparar e de imediato foi em um a um, ofertando a tal bebida!
E aconteceu que uns aceitaram, outros não! E conforme iam bebendo, cada um reagia de uma forma! Pois, todoso estavam sendo orientados por Abita e não por Babá! Porém, Abita já satisfeito, com todo enredo e circo montado, sumiu num passe de mágica e voltou para suas entranhas para assistir como cada ser humano iria reagir!
E Pai Obatalá ao ver seus filhos se esbaldando naquelas bebidas de pronto se assustou e ficou horrorizado com o que ele havia feito, já que ele não havia acompanhado Abita em suas maldades!
E foi por isso que Babab por muito se culpou e começou a exclamar:
-Olha o que acontece com os homens que bebem do líquido desse fruto!
E seguiu procurando Ifá, caminhos em que Orunmilá Baba Ifá narrou a verdadeira história que Ifá trouxe com a seguinte base:
-Abita sacrificou vários erankó e o ejé deles entranharam nas suas raízes e frutos! Assim como, também entranharam de acordo com cada caráter e cada um teve suas consequências!
-E para cada um que dessa bebida tomar, de acordo com as suas medidas, terão suas verdadeiras reações e respostas! Caminhos em que aquele que em pouca quantidade beber, ficará doce e manso como o Abo!
-Aquele que beber um pouco mais ficará valente como um Ekunlá!
-E aquele que beber demais sentirá no início forte como um Ekun, depois se derrubará ao solo como um Elede e por último se sentirá ridículo e envergonhado como um Obo (Moedun, Kiseebo)!
***************************
***************************
***************************
Iboru Iboia Ibosese, mantive algumas palavras no Nosso Ioruba Lukumi para que pudesse proteger o texto da escrita e acima de tudo a Religião e as nossas Tradições! Porém, tenho certeza que cada um irá buscar seu maior e com isso receber a orientação como lhe é devida, para que como o Cubano tradicionalmente diz:
-NO PASE UN BOCHORNO!
Ona ire o,
Robson Abreu
Oní Sòngó ty Òsún Obákoyde
Bàbálàwó Ògúndá Ìretè IfáOrí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário