sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz Dia do Amigo

Iboru Iboia Ibosese,
Hoje aqui para nós brasileiros, e sinceramente não sei se é a nível mundial, temos o dia 20 de julho como o dia do amigo... caminho em que muitos começam desde cedo com mensagens via celular, face, orkut, email, etc...

Porém, como sempre encaro... é mais um dia comercialmente falando, pois em todos os dias temos que amar, nos dedicar e acima de tudo levarmos todas as sinceridades possíveis para cada amigo nosso!

Caminho em que a cada iniciação e a cada pessoa que chega na Cultura de Ifá deixamos muito bem aclarado que o nosso primeiro e para muitos, o único e sempre verdadeira amigo é conhecido como Bàbá Òrúnmìlà, acompanhado do seu Oráculo Sagrado de Ifá, dos Orishas e nossos Ancestrais, este Grão Mestre Orixá vive somente em cima da verdade que tem que ser dita, e não, aquela que por cada vontade pessoal, gostaríamos de saber!

E essa complexidade que esta energia traz consigo é o grande diferencial de tudo e de todos, pois aqui para cada um de nós, para cada maneira diferenciada que cada um queira levar, essa palavra verdade, que também gera uma grande amizade, deve ser sempre a primeira bandeira a ser levantada... caminho em que Orunmilá prefere perder o amigo do que uma piada... e com isso, prefere contar sempre a verdade, mesmo que essa leve às piores dores que possam existir na face da Terra ou em qualquer lugar.

Amigo esse que, será sempre fiel à todos os seus caminhos e buscas, será sempre fiel à tudo aquilo que você quiser buscar através do mesmo, se aquilo lhe for de seu caminho e de seu direito, pois o humano sempre poderá não ser um amigo seu e deixar colocar os seus interesses a frente, pois dentro do Oráculo de Ifá, Òrúnmìlà irá sempre fazer a verdade chegar.

Pois mesmo que um Sacerdote tente manipular, e que fique bem claro que, jamais ninguém pode manipular Oráculo, pois isso é completamente impossível, porém o camarada pode sim, tentar manipular a conduta de cada pessoa que busque Ifá, aonde tentará dar um truque aqui e outro ali, tentando levar o seu pensar junto dos seus interesses próprios, aonde numa grande maioria, o financeiro é sempre a justificativa maior, porém Ifá jamais deixará isso perpetuar.

E seja aonde for, com quem for, por qualquer caminho que for buscar, a verdade será sempre a verdade, dentro de um melhor amigo que cada um possa já o ter, que o tenha ou que o ainda terá, e esse não será outro amigo, do que não outro, chamado Òrúnmìlà, pois já partimos do princípio que, para todos aqueles que acreditam, amam e zelam por Orisa, Egun, etc... já temos em cada história que, Òrúnmìlà foi o melhor amigo de cada Orisa que o quis buscá-lo, pois foi verdadeiro, único e imparcial desde lá atrás, desde cada estadia de cada Orisa no Orun, na vinda de cada um ao Aiye, na vivência por aqui e orientação total até a volta de cada energia.

Aonde Òrúnmìlà sempre foi o primeiro a ser consultado, o primeiro a cuidar de cada um e o último a cuidar de si próprio, pois sempre colocou cada caminho, dedicação e vida sua, seja no Orun ou no Aiye, em prol e dedicação para o próximo, e como já fazia desde lá detrás, sendo o melhor amigo de cada um Orisa, segue hoje sendo o melhor amigo, orientador e fidelíssimo de cada filho deles que os procuram, que os querem e que acima de tudo, zelam e dão fé a cada palavra e orientação sua.

Sem meus amigos ancestrais e familiares eu não existiria e nem à Orisa eu iria, e por eles fui orientado à chegar ao caminho, e estando lá, aprendi a amar e reconhecer os meus Pais de Cabeça, Sòngó e Òsún, que em toda vida me guiaram e me abençoaram e sem eles eu não renasceria, e ao renascer, Papai disse que mesmo sendo meu pai, sabia que teria que me indicar, sabia que teria que me entregar e acima de tudo, sabia o quão orgulho eu iria passar a dar, ao caminhar ao lado do melhor amigo que Papai pode ter, pois não poderia nunca existir outra energia que entendesse, amasse e fosse o melhor amigo dele, pois todos sabemos que Sòngó foi o melhor Babalawo de Òrúnmìlà, e assim como este agiu e foi o melhor amigo de meu Pai, este saberia que seria o melhor para o seu filho.

Então orgulhosamente, carrego com todo amor, fé, paixão e verdade o melhor amigo de meu Pai, melhor amigo de todos Orishas, de todos Eguns, de todos os humanos e o melhor que eu poderia ter na vida, pois foi sempre o amigo corajoso e honesto para dizer cada passo errado que dei, é o amigo para me orientar em cada passo que estou dando, e dando fé e credibilidade à esse grande amigo, meus erros continuarão, porém seguindo com afinco, de certo no futuro serão completamente minimizados ou até mesmo aniquilados.

Então com essa mesma amizade que comecei com o melhor amigo do mundo, aqui vos indico essa energia chamada Òrúnmìlà, pois não só no dia 20 de julho de cada ano, mas em todos os dias de cada vida que cada um o deixar adentrar, ele de certo será mundialmente falando, nesse mundo e em qualquer um que você viva, seja na vida ou na morte, o melhor amigo que um ser humano possa ter.

Feliz dia do Amigo, compartilhe cada dia com cada ente querido seu e jamais tenha vergonha de dizer e expressar cada carinho, amor, dedicação e acima de tudo verdade. Viva e deixe viver, seja e faça feliz!

Ito Ibán Esú,

Robson Abreu
Bàbálàwó IfáOrí, Oní Sòngó Obákoyde

Nenhum comentário:

Postar um comentário