quarta-feira, 6 de junho de 2012

Odún Òṣóòsì

Iboru Iboia Ibosese,
E hoje o tema a ser compartilhado, é muito mais do que um simples assunto, pois além da fala, temos a comemoração desse Orisa, pois dentro da nossa Cultura Afro Cubana Lese Orisa Lukumi, temos essa maravilhosa e poderosa energia, chamada: Bàbá mí Òsóòsì.

Orisa Senhor e responsável por todas as caças, alimentos, farturas (a nossa mesa do dia a dia), assim como as matas e toda a coragem de um homem que trás consigo o poder do encarceramento em suas mãos, pois também está nas suas mãos o poder de prender e de soltar uma pessoa.
Òsóòsì também é conhecido, comemorado e louvado através da Cultura Lukumi, pelo Sincretismo Religioso através de São Norberto, cuja comemoração nas Igrejas de Cuba têm suas datas no dia 06 de Junho de todos os anos e com isso todos os Santeiros e Devotos deste Santo e Orisa, reservam esse dia para suas confraternizações pessoais.

É um Orisa que pertence também ao Grupo dos Ajaguns ou Orisa Oddé, aonde são mais conhecidos como: "Os Guerreiros de Ifá", aonde mais três destemidos Orisas, amigos e irmãos inseparáveis que são: Eleguá, Ogún e Osun, aonde são energias que juntas, são consideráveis imbatíveis.

Aonde desde já e pela confusão que sempre gera o assunto, pois muitos que se iniciam em Ifá, ao receberem seus Orishas Guerreiros, acham que estão recebendo "Ogún e Osoosi", mas na verdade recebem uma única energia que passou à caminhar unida dentro de um Odú Ifá, aonde este prima pela união. Portanto, mesmo a pessoa se iniciando em Ifá, um dia e se for de acordo com os seus caminhos, Orí e Odú e precisarem assentar tanto Ògún quanto Òsóòsì, o farão sempre de maneira individual, pois como muito já aconteceu, diversas pessoas perderam seus Guerreiros e fizeram deles, um Ògún, aonde à estes que assim fizeram, levamos aquela pergunta:
"E Òsóòsì, não estava lá também? E agora, o que faço com ele e como o reverencio?"
Então é um assunto a ser levado com muito carinho, consciência, zelo e acima de tudo lógica, pois uma coisa são os Guerreiros, aonde estes são assentados na iniciação de Ifá do iniciante e outras são os inúmeros casos que existem para os devidos assentamentos destes dois citados, pois seguem de forma separada, levam Itá (Um por Ifá e outro pelo Diloggún) e assim vai.

Òsóòsì também é um Orisa que deve ser levado muito a sério, quando tratamos do assunto de assentá-lo, pois dentro da Cultura de Ifá, aonde a Cultura Lese Orisa Lucumi leva a sério e segue a risca os mandos que vêm através dos Odú Ifá, os ensinamentos nos dizem que:
1º Osoosi é um Orisa que quando Karí Òrisa ou de Bàbálàwó somente poderá ser feito pelas mãos dos mesmos, pois é um Orisa extremamente ligado à Òrúnmìlà, aonde este foi um Bàbálàwó nato e por isso suas falas são feitas através de Ifá e não do Diloggún.

Aonde o Sacerdote será responsável desde a sua busca no Ile Oke com o seu filho, como por todos os seus sacrifícios e acima de tudo, o mais importante: "A SUA MONTAGEM". Pois sendo esse Orisa tão ligado à Ifá, ele exige que todo esse cerimonial e proceder, seja feito por um Sacerdote de Ifá e que todos os seus àwó sejam completamente mantidos com eles.

Lembrando que, a coisa chega a ficar tão séria quando se trata de lidar com esse Orisa que, quando este está sendo consagrado, que seu Igbá está sendo preparado, nenhuma Obinrin (MULHER) poderá ficar na casa, que dirá ficar perto e participar dos Orò. E se houver tal insistência, uma das primeiras causas que são levadas aos participantes é a privação de suas liberdades e com a consequência de Ikú em seus caminhos, portanto, fique atentos e tenham mais cuidado ao lidarem com o mesmo.

2º Quando se trata de Joko Orisa, a coisa é mais tranquila, mas ainda sim existem caminhos à serem zelados, assim como formas que sofrem alterações, pois sabemos que existem famílias que levam sua fala pelo Diloggún e outras por Ifá, mas isso é um assunto mais a fundo e delicidado.

Seus secretos não são como de um filho, não levam tantas cargas e cerimoniais, portanto é um pouco mais brando e geralmente, temos a nomenclatura de: "Osoosi de Santeiro ou Osoosi solto". Mas em qualquer um dos casos, a presença de um Sacerdote de Ifá sempre será fundamental.

Òsóòsì segue no Lukumi com o mesmo e principal tabú que existe para as demais Culturas e Nações que é o Oyin, aonde Òsún o encantou e o levou à Ikú e isto não só jamais foi mudado aqui, como segue como regra. É devotíssimo do Gin como todos os demais, porém tem grande apreço pelo Anis, como que, jamais também dispensa o seu bom Tabaco e todas as suas oferendas.

É o Orisa responsável por nossa mesa e é para este que devemos agradecer por cada alimento colocado nela, pois junto de Òrúnmìlà prometeram à nós humanos que: "Tudo poderia faltar nas nossas vidas, porém jamais o alimento em nossa mesa". E assim ambos, seguem cumprindo com suas palavras para aqueles que lhes são devotos.

Claro que, existem inúmeras coisas a serem relatadas, narradas e repassadas para todos que sempre buscam o nosso Blog, mas hoje o que mais nos importa é levarmos as preces para esse maravilhoso Orisa, agradecermos mais uma vez, por cada alimento posto nos nossos caminhos, porém acima de tudo, nos resta parabenizar.

Pois todas as demais informações e conhecimentos que muitos gostaria de estarem lendo mais um pouquinho aqui, este mesmo Orisa nos deixou como exemplo lá atrás, aonde ele quando se uniu com Ògún recebeu o conselho de Ifá do porque tinham que caminharem juntos. E assim, como os dois foram aconselhados, assim também deveria ser o caminhar de cada um que busca aqui suas informações, aonde deveriam procurar mais a união com os seus irmãos, mais velhos e padrinhos iniciadores e entenderem que:
"NA UNIÃO É QUE SEMPRE ESTARÁ A FORÇA".

ITO IBÁN ESÚ...

Uma maravilhosa quarta-feira aos pés desse maravilhoso Orisa,
BÀBÁ MÍ ÒSÓÒSÌ,
ÒSÓÒSÌ IBORU,
ÒSÓÒSÌ IBOIA,
ÒSÓÒSÌ IBOSESE,
OKE AROLEEEEEE!

E assim como segue os parabéns para o Pai, também deixamos aqui, o registro de nossos mais sinceros votos de parabéns para todos os seus filhos.

Ogbo Ato,

Robson Abreu
Bàbálàwó Ògúndá Ìretè IfáOrí
Oní Sòngó ty Òsún Obakoyde, Asè.

Um comentário:

  1. Sou autor da foto no início da postagem e gostaria que ao menos os créditos fossem colocados em minha imagem.

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