E hoje ao pegar os Tratados para traduzir, estudar e deixar um bom trabalho para os nossos futuros àwó, deparei com uma frase num Odú Ifá que gostaria de estar compartilhando tal conhecimento para que todos tenham maior ciência e conscientização, pois é um assunto seríssimo dentro da nossa Cultura Afro, aonde Ifá nos diz:
"O AWÓ DEVE TOMAR CUIDADO E NÃO DEIXAR QUE O DESENFREIO SEXUAL O LEVE À VIVER COM UMA AFILHADA".
E é sinceramente um assunto que muito é questionado dentro das Culturas Afro, aonde muitos apoiam os envolvimentos e relacionamentos entre Padrinho e Madrinhas com suas afilhadas e afilhados, como Babalorisa e Iyalorisa com os seus Omókekere.
E Ifá deixa claro nesse Odú Ifá que é algo que deve ser completamente respeitado e proibido, pois assim como Ifá e Obatalá deixaram claro que:
"Não existe nada e nem ninguém nesse mundo, grau sacerdotal ou coisa parecida que sejam capazes de quitar qualquer preceito ou regra religiosa".
Trago mais esse assunto a tona para que possamos juntos levarmos mais conscientização ao nosso Orí e assim sabendo, possamos respeitar todas as regras por nós passadas. Regras essas que vieram da: Tataravó, Bisavó, Avó e que chegou na Mamãe e através da mesma, seja ela carnal ou religiosa, quando carnal dizia que nada com os nossos parentes podia, imagina a mãe ou pai espiritual permitindo tal ato parecido. E assim como sempre ficou claro na nossa vida, porém ficavam as dúvidas na religião, aonde muitos se questionavam ou aos seus maiores e perguntavam:
"Será que realmente não pode?";
"Será que realmente não devo me relacionar com o meu iniciador (a)?".
Não, realmente não pode, pois já vimos de tudo, já ouvimos de tudo, mas sempre há tempo para consertar, já que não podemos mexer no passado, podemos melhorar o presente e negativarmos menos no futuro, aonde quando escutarem coisas do tipo:
"Com o Ojugbona pode?";
"Com o Pai ou Mãe pequena, pode?";
"Afilhada minha, só é afilhada do peito para cima, pois dali para baixo é uma mulher normal como outra qualquer".
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E mais milhares de vergonhosos exemplos.
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E mais milhares de vergonhosos exemplos.
Aqui já sabendo, já podemos brigar contra mais esse negativo e lembrar que, quando entramos num espaço e vida Cultural Religiosa, estamos lá para usarmos essa Nação para nos ligarmos e conectarmos com uma energia suprema chamada "Deus" e seja qual o nome que lá usamos, seja da maneira que cultuamos, sempre será o nosso eterno e grande Pai "Oloddumare", como aqui chamamos e cultuamos. E se chegamos na mesma para tal, temos que honrar com todo o carinho e não repararmos nos sexos, e sim, no que temos de grande positividade para todos caminharem em prol sempre do "IRÉ" ou "POSITIVO" como em nossa língua conhecemos.
Então fica aqui mais um excelente e curto toque, porém não menos intenso e de tão menos responsabilidade quanto aos demais textos que aqui postamos com a sempre intenção de levar seriedade e compreensão à todos os Iniciados na Cultura Afro.
Iboru Iboia Ibosese,
Robson Abreu
Bàbálàwó Ògúndá Ìretè IfáOrí
Oní Sòngó Obakoyde.
Meus abure....com todo respeito, me perdoe a minha ignorância, qual oddu em ifa fala sobre esta proibição?...
ResponderExcluirProcuro já a algum tempo e não encontro...
Iboru iboya ibosheshe
AMIGO, AQUI EVITAMOS NOMES DE ODUS; MAS, QUERENDO É SÓ ENTRAR NO PRIVADO QUE NOS FALAMOS, OK?!
ExcluirOGBO ATO
ODABO!