Iboru Iboia Ibosese,
quando começamos o Blog, a coisa foi tomando um foco, as perguntas iam chegando e sendo respondidas e era algo muito interessante, e ao meu ver, ainda é, mas como a participação de quem visualiza o Blog é muito pouca, os comentários são quase que nenhum, a divulgação por parte de quem acompanha também é muito pouca, vi que a maneira que muitos seguem e se comportam é de seguirem com o anonimato e com o silêncio. Aonde simplesmente vou lá, tiro as minhas dúvidas, porém não quero comprometimento e envolvimento maior, seja para simplesmente se ocultar, outros por vergonha do que aconteceu com cada um, outros para não agredirem seus maiores, enfim, todas as escolhas feitas sempre foram, são e sempre serão muito bem respeitadas.
Mas o Blog precisava criar uma cara e mostrar para que estava sendo criado, que é uma maneira que eu sempre quis fazer, antes lá atrás muito vetada por alguns Sacerdotes, mas que ao meu ver é a maneira de unificar mais ainda a nossa Cultura, pois as Igrejas seguem com as suas Bíblias, com os seus Cultos, os Terreiros seguem com os seus dias de sessões e louvores aos Orisa e Energias, os Kardecistas com as reuniões e palestras, e eu sempre quis e tenho muita vontade de fazer as nossas reuniões dentro de Ifá, para que os iniciados busquem cada vez mais informações e possam ter suas respostas sempre aclaradas e as soluções mais próximas para cada um resolver o seu caminho, porém tentamos algumas reuniões, mas como no nosso Brasil, não temos o tempo que gostaríamos de ter para podermos dedicar à Ifá e Orisa, pois muitos precisam trabalhar e o acesso à casa de seus maiores sempre gera uma grande dificuldade, criei o Blog para, fazer aqui na internet, o que gostaria de fazer em casa.
Então primeiro vem a tristeza de não poder ter os meus mais próximos como sempre quis, porém ao mesmo tempo que veio a tristeza, veio a felicidade, pois aqui, não só pude tocar os meus afilhados, como muitos que já são iniciados de Ifá, outros que pensam em se iniciar, e vi que essa ferramenta que Ifá me deu, era e é algo realmente muito forte e que toca à tudo e a todos com uma intensidade que acho que aqui no limite da minha residência e corpo, acho que não conseguiria, então por mais uma vez valeu, e por isso e por outros motivos, acho muito legal dar seguimento ao nosso Blog, que é um marketing pesado para a nossa religião, pois aqui não fazemos e nem buscamos vontades e propagandas pessoais e sim o unificar e a priorização do acesso aos muitos que aqui visitam, com a busca diária e incansável das informações, e começar a levar uma referência séria e com um gostoso conteúdo para todos que aqui vem.
Então, abandonamos um pouco as questões e perguntas pessoais, já que elas deixaram de vir, e começamos a dar enfase e foco aos passos que devem ser dados e o porque de buscar cada um deles. Começamos então a falar um pouquinho de Ifá, depois a escolha do destino e de um bom padrinho, o caminhar de um primeiro contato, aonde iria envolver um primeiro jogo, depois a sequência das iniciações, pois comentamos e hoje sabemos que todas as pessoas têm direito à Ifá, sejam elas feitas ou não, velhas de santo ou não, etc... mas todas têm, somente aonde devemos respeitar o primeiro ano de santo de um Iyawo, fora disso, ficou claro aqui, que todos têm caminhos, então não é a vontade e o orgulho de seus mais velhos que irão falar mais alto, pois o tempo de Escravidão e a Carta de Alforria já foi terminado e a liberação dada há muito tempo, e não seria hoje, no nosso mundo Globalizado que a ignorância deveria ainda continuar sendo tomada pela cabeça de alguns que não querem evoluir, senão querem, tudo bem, respeitamos, mas que deixem seus filhos e filhas seguirem seus caminhos.
E depois que falamos de Ifá, fomos falando de Eleguá, dos Guerreiros e de Osun (Galo) e acabamos que nessa semana que passou, falamos de Olokun e o quão importante esse Orisa é, e o porque da sequência que cada iniciado deve seguir para cada um ir cumprindo com o seu destino e a coisa foi caminhando e tomando uma proporção gostosa que hoje, o assunto por ordem certa, não seria outro além de entrar nos sete principais santos que todos devem ter, que independente do santo que é o dono do seu Orí seja, o iniciado deverá sempre buscar os sete principais, sete esses que chamamos de:
"OS SETE SANTOS DAS SETE POTÊNCIAS AFRICANAS".
Aonde os Sete Principais são: Eleguá, Songo, Aganjú, Obatalá, Oyá, Oshún e Yemanjá. Aonde cada um santo desse irá exercer um papel na vida de cada um iniciado, como eles exerceram e exercem na Terra ao qual vieram e a cada um tal missão lhes foi dada, como exemplo segue:
Eleguá,
veio para cuidar dos caminhos, cuidar do vigiar dos humanos, aonde é o que tudo sabe, o que tudo vê e é aquele que abre ou fecha todas as portas, para que a estabilidade exista e que cada um não falhe na busca do seu caminho e dos seus processos kármicos;
Shango,
senhor da Justiça, grande e poderoso rei, aquele que leva a força e a ira para que todos possam buscar e vencer as suas guerras, pois é um Orisa extremamente forte e que muitos o buscam para conseguirem tudo aquilo que querem e se com fé, conseguem;
Aganjú,
senhor dono do vulcão, Orisa impulsivo, aquele que com a sua ira devastava a tudo e a todos, e com a ajuda de Ifá, criou um pacto, e deixou de exercer a sua ira, e todos que viviam a sua volta, passaram a ter a oportunidade de admirar sua sabedoria, sua velhice e com isso passaram a obter sua ajuda, e sempre com aquela coisa da ira e do fogo aceso, assim era Aganjú na vida de cada um;
Obatalá,
senhor da paz, da harmonia, do branco, da brancura e de tudo que o ser humano precisa para poder obter as melhores e maiores soluções na sua vida, enfim, aquela coisa da Paz, não restando outra fala, que senão, PAZ;
Oyá,
senhora guerreira, Santa de briga, de gênio quente, hora vivendo a paz da Borboleta, outra hora vivendo a ira e a força de seus ventos, já que os raios, vem de seu marido e único e verdadeiro amor chamado Shango, mas Santa essa que zela, protege, dona de um amor bruto de mãe e dona e mãe dos nove Egúns que a acompanham;
Oshún,
senhora dos rios, das cachoeiras, do ventre, da riqueza, do amor, assim como também da falsidade que existe a carência de existir, para que em muitas coisas, pudesse fazer a grossa visão, para muitos problemas serem resolvidos;
Yemanjá,
senhora das praias, das encostas, mãe de todas as mães, mãe de todas as cabeças, nossa IyáOrí, ao qual foi consagrada e coroada, mãe que divide o amor junto à Obatalá para poder sempre encontrar solução para todos os seus filhos, Orisa reconhecida, respeitada e louvada por todos, pois como poucos Orisa, essa recebe o carinho e o presente de todos os adeptos e os não adeptos no final de ano e também todos os seus pedidos à serem realizados.
Enfim, cada um com a sua incumbência, cada um com o seu caminho, mas assim como foi a construção da Terra, assim passa ser a construção na vida de cada iniciado, para que cada um possa ir montando a sua vida, montando os seus caminhos, levando ciência a cada parte da vida, assim como as informações, os pôrques e acima de tudo a lógica, que é o principal carro chefe dentro da nossa Cultura.
E hoje trago esse assunto aqui, por todas as experiências por mim vividas, e por alguns outros a mim repassada como histórias que são sempre contadas e narradas todos os dias, pois mesmo com os meus pouquíssimos anos dentro da Cultura de Ifá, vivemos aqui, mais do que vinte e quatro horas diárias, pois Ifá não brinca e é uma faculdade da Vida que nunca termina e que é acessada e aproveitada em cada minuto do dia, então, quando muitos uma vez ou outra, ou quando podem, acessam Ifá e Orisa, aqui somos acessados nos milésimos de segundos que temos, e com isso, chega hoje a preocupação de ver e podermos ter uma Religião e Cultura a ser levada muito mais a séria e acima de tudo, mais unida.
Então a cada passo do Blog, iremos levar os assuntos como cada um deveria seguir, para que os que já passaram, possam consertas as suas, e aqueles que ainda não tiveram sua conclusão que as busquem, e aqueles que quando chegarem, seja na cada de quem for, já terão uma pequena noção do que fazer e do que buscar para concluir, lembrando que, cada casa tem a sua regra de seguir, mas que numa regra geral de Ifá é essa sempre a ser seguida.
Hoje o assunto em questão, como começamos acima é dos Sete principais Orisa, que são obtidos por Karí Òrìsà ou Joko Òrìsà, aonde tais caminhos serão dados por Ifá na iniciação de cada um, lembrando que, tudo depende do santo, tudo depende do Odú Ifá e das profecias que Ifá irá mandar para cada um, mas o buscar sempre será o mesmo, será sempre com a determinação de Ifá.
Sabemos que, existem Odú Ifá aonde não vai ObéFarín nem ObéMajiji no Orí do iniciado, então de cara devemos respeitar, e o Padrinho com os demais Àwó já saberão como encaminhar tais perguntas de Orisa ou Osa na hora que for.
Sabemos que, existem alguns Orisa e Osa que não se devem nem perguntar se vão ser feitos ou não, pois o Irunmolé já veio com a pergunta aclarada, aonde que para: Shango, Oshún e Yemanjá será sempre um grande sacrilégio e covardia perguntar se Karí ou Joko Orisa, pois todos sabemos que pela história que os três tiveram aqui na Terra, foram de serem consagrados e coroados, portanto, aqueles iniciados que carregam um dos três como seu Orisa Tutelar deverão Kari Orisa "SIM". Sem a menor sombra de dúvida e a questão é clara e definida. Aonde sabemos que, muitos lá atrás que são filhos desses três, não tiveram seus Orisa consagrados e coroados no Orí, mas os que virão, não têm a menor necessidade de trilharem pelos mesmos erros e caminhos.
E essas são algumas das muitas que devem ser aclaradas, e de acordo com o tempo e caminho, cada um vai obtendo suas respostas e a coisa vai tomando vida e proporção no caminho de cada um.
Levantamos sempre essas questões, não com a intenção de brigar com ninguém, e sim, de levarmos seriedade maior à uma Cultura que segue toda uma ética, mas que muitos primam em fazer os seus pessoais, e não aquilo que Ifá determina, pois um Babálàwó tem os seus votos de juramento de sempre fazer o que Ifá determina e nunca suas vontades pessoais.
Ito Ibán Esù...
Então, este é um assunto que quanto mais falamos, mas toma corpo e proporção, mas que num resumo geral, já fica alguma coisa clara, e a outra parte a ser aclarada com os seus maiores, aonde os caminhos sempre serão:
1º Ifá,
2º Olokun,
3º Orisa.
Com o decorrer do tempo e o tópico dos assuntos, iremos levar as bases que vão sendo colocadas dentro das Regras Básicas de nosso linda e maravilhosa Cultura Afro Cubana Brasileira de Ifá.
Enquanto isso não chega, procurem seus maiores, busquem alimentar e aprofundar cada vez mais na Cultura da qual foram iniciados, sejam de Ifá ou Orisa, mas busquem, pois como sempre falo, os únicos a ganharem somos nós, pois uma pergunta mantém um Sacerdote vivo, e as respostas e as trocas de informações mantém uma Cultura alerta, unida e acima de tudo muito forte.
Iboru Iboia Ibosese,
Robson Abreu
Babálàwó Ògúndá Ìretè IfáOrí,
Oní Sòngó Obakoyde.
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