Iboru Iboia Ibosese,
hoje lendo um pequeno texto, postado por um afilhado, achei interessantíssimo, aonde me coube direitinho no dia de hoje e gostaria de estar compartilhando com vocês.
O Escorpião "vale muito apena ler "
Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
— A natureza do escorpião é picar e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.
Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles.
***************************************************************************
É um texto muito bom e que toca muito profundamente as coisas que acontecem hoje em dia e ainda mais quando tocam a sua história, quando procurei Ifá pela primeira vez, tive alguns maiores comigo e acho que já falei disso aqui, foi como o primeiro sutiã, o primeiro beijo, o primeiro sexo e mais um monte de coisas mais, que jamais tempo ou situação alguma, farão com que venhamos a esquecer.
E este jogo, Òrúnmìlà me aconselhava dentro de um Odú Ifá e este, que é um Odú que nunca mais lembro de ter vindo para mim, então realmente, ficou como primeiro e único conselho até o exato momento, aonde Ifá entrou na história do Escorpião e Obatalá, quando o primeiro reclamava muito à Babá, por sempre estar sendo pisoteado e mal tratado pelas pessoas e vivia de canto, banido, desolado e Babá se compadecia muito do mesmo.
Obatalá não recorreu aos conselhos de Ifá e decidiu por sua própria conta fazer algo pelo Escorpião e quando o fez, pensou em lhe dar algo que pudesse mudar toda a estima do mesmo, então criou e lhe deu o ferrão e este ao receber, se deu conta da força que tinha criado e por sua natureza despertada partiu para cima de Obatalá com a intenção de picá-lo.
Obatalá se refugiou na casa de Orunmilá, estes fizeram consulta e Ifá deu um caminho para que pudessem prender o Escorpião e assim o fizeram e Babá pode sair ileso da história.
Enfim, tocou em muita coisa do meu ontem, do presente da época e segue tocando para o futuro, pois tenho na minha natureza algo de sempre fazer pelo próximo e numa grande maioria das vezes, crio os meus escorpiões e não me importo com o tamanho da picada ou até mesmo contar com ela, simplesmente faço e não tenha tido uma só vez que, não tenha me dado mal com cada caminho percorrido e daí me perguntam: "O porque você segue fazendo isso, sabendo sempre que, sempre será prejudicado, pois as pessoas somente querem Ifá ou resolver os problemas pessoais e simplesmente depois ignoram a tudo e a todos e principalmente você."
Então ontem tive um irmão meu aqui que, sentou e me questionou muito sobre isso. Na semana que passou e nessa que está entrando um tio também, pois estou abraçando uma causa que não me pertence e nem tem nada haver comigo, mas é de um irmão que precisa e de certa forma, vejo a necessidade de ajudá-lo. Há um tempos atrás num barco, um primo, quando sentamos madrugada adentro até raiar o dia, quando na base de: "todos se preocupam contigo, pois você vive fazendo em prol do próximo e os próximos nunca fazem nada em prol de ti" e ao contrário, sempre procuram meios de te sacanearem e com isso você pode acabar na mesma solidão e sofrimento que caminhou nosso Babango.
E lendo essas palavras de pensamento, vejo que nunca irá mudar, como nunca mudou para o meu mais velho que, fez de tudo para a coisa melhorar por aqui, para outros que também fizeram e é aquela coisa: "foi, é e sempre será", da natureza do ser humano o pensamento no bem estar próprio e não adianta querer pensar ou esperar algo, eu simplesmente tenho que continuar a fazer e mesmo que, seja o destino terminar só, assim será o caminho, pois terminarei sozinho, porém com a missão completa para muitos, mesmo que esses muitos não venham a se darem conta do que aconteceu na vida de cada um deles.
Então hoje, me veio mais um pedido de missão a ser cumprida, aonde parei, pensei, analisei bastante e não encontrei o porque, o porque estava buscando, ou o porque eu deveria fazer, mas se minha meta com Ifá e os meus juramentos com eles, foram de sempre fazer, mesmo que isso custasse a minha vida, é o certo a fazer, aceitei a missão e chamei para a conversa, mas com mil pensamentos na cabeça.
Porém, minutos depois, recebo o toque que, os caminhos que este estava me pedindo, vieram de uma pessoa que sempre esteve próxima, mesmo que distante, tanto dele para a minha pessoa, quanto da minha pessoa para ele e jamais poderia imaginar que tal pedido viria de uma pilha dada por alguém e que dirá pensar que esse alguém seria esse irmão afastado.
E ao questionar, quando estava começando a escrever esse tópico hoje, mudou todo o sentido da coisa, pois ao pensar, por uma ignorância tamanha, que estamos sozinhos, que não estamos acompanhados, que nada está sendo visto, vem um filho de Obatalá, que nem sabia que eu estava escrevendo tal tópico, que dirá relacionado a tal assunto e entra como uma porrada pesada por dentro da cara, dada pela turma lá de cima, pois posso ser filho de Sòngó com Osún, mas sou regido por Obatalá e Oggún.
E este envia o seu filho de maneira rápida, para que eu pudesse reencontrar todos os meus porquês em questões de segundos e entender que a missão só para no dia, hora e momento que eles quiserem que parem, então me cabe continuar a fazer, pois se num rebanho de um milhão de pessoas, eu conseguir passar a palavra para um, já será uma grande vitória, pois será mais um a caminhar me auxiliando com as Palavras e Caminhos Supremos e outras 999 mil pessoas estarão com as suas sementinhas plantadas a serem germinadas um dia.
E ao perguntar o porque ele tinha conversado e incitado esse meu afilhado, o mesmo me disse: "Pois sempre te achei um homem bom, um sacerdote sempre a busca, sempre buscando algo para a religião e por mais que eu esteja fora da nossa rama, meu carinho por você continua e eu tenho e vejo o seu afilhado como um homem de bem para te acompanhar nessa tua missão".
Iboru Iboia Ibosese, quando procuro passar aqui para cada um de vocês, um trabalho silencioso, que nem sei o quanto será tocado em cada um, não podendo ser hipócrita, pois como meio que ser humano ainda, penso e cobro também das coisas acontecerem o quanto antes e as vezes também não acato ao calendário de Ifá e dos Orisa, então simplesmente faço. Porém como muitas das coisas aqui dentro da nossa Cultura segue com aprovações, nos damos contas que tudo existe e eles lá do Orún sabem qual injeção precisamos para elevarmos os ânimos, foi onde que, nesse silêncio, tão texto seguiria de uma forma, mas a palavra final teve uma maneira diferente de chegar à cada um de vocês, pois precisava ter um fim diferente e teve.
Então como já li por várias vezes, um texto que diz mais ou menos assim, que é o que passamos na vida, no nosso destino e o porque não falar em Ifá, já que é o Oráculo que acessado pelo Orisa que zela e cuida do destino de cada um de nós, chamado Òrúnmìlà, aonde é dito que, o seu ontem já passou, o seu hoje está caminhando, porém o futuro, sempre podemos fazer diferente.
E é a verdade, desde que conhecemos Ifá e queremos encarar realmente as verdades, não adianta querer mudar o que já passou, pois esse reflete e dói no presente, mas você pode aliviar o seu futuro, pois hoje estou seguindo para dar continuidade a um caminho, não meu, mas por escolhas que fizeram de se distanciarem de Ifá e dos caminhos de Orisa que precisamos e que ficaram abandonados, precisando de um e de outro, hoje Òrúnmìlà dá um caminho para que algo volte a acontecer, a esperança continue a ser plantada.
Então antes que as ações sejam julgadas novamente e os egos abalados, tocados e mexidos, tomem forças com opiniões contrárias a todos os trabalhos por nós feito, gostaria muito que se lembrassem que, a minha e a nossa missão é com a vida e vidas devem ter continuidade, sem que os egos pessoais fiquem válidos, pois o ego já é uma coisa que por Ikafun, já nos foi e é aconselhado que os deixemos de lado.
Então, a vida precisa continuar, assim como uma religião e todos que aqui estavam ou estão, tiveram ou têm os seus conselhos para que fosse seguidos ou não, cada um escolheu o seu caminho e as mudanças que gostariam de fazer no futuro e a minha como a mim não me cabe, pois é Òrúnmìlà e Òbátàlá quem me guia com os mando de Ifá e Babá Olofin, acabaram de me mostrar que, a missão nunca para e sempre tem que continuar e então, aqui vou eu e se vou, que esta mesma injeção de ânimo possa tocar cada um de vocês e fazer assim que, cada missão seja dada a devida e que sempre tenha continuidade.
São os votos que emano à cada um, sejam afilhados diretos ou indiretos, amigos, pessoas, mais velhos e familiares em geral.
Iboru Iboia Ibosese,
Robson Abreu
Babálàwó ÒgúndáÌretè IfáOrí
Oní Sòngó Obakoyde
Nenhum comentário:
Postar um comentário