domingo, 18 de março de 2012

Feliz Odú Òrìsà

Iboru Iboia Ibosese,
 
hoje o Blog, assim como começou ontem, parabenizando um Abure Babálàwó, dará sequência ao mesmo assunto, sendo que direcionando à um Odú Orisa, e nesse caso, Oduduwa. Pois de acordo com o Calendário Orisa e Ifá que seguimos, Calendário Lukumi, hoje é o dia no qual esse Orisa deve ser honrado e comemorado, assim como alguns outros dias no ano.

Então para o dia de hoje, dia 18/03, temos esse maravilhoso Orisa, responsável pela Criação do Mundo, quando Obatalá falhou pela primeira vez.

Orisa que muito já gerou discussões, pois por entendimento da história é um Orisa e não um Osha, como por Ifá é dividido, então sendo desse escalão pertence ao Grupo que pertence à uma Suprema Corte Celestial e com isso, seus assentamentos, zelos, sacrifícios e cuidados em geral, são também por conta dos Babálàwós de Òrúnmìlà. E esse mesmo assunto já gerou muitas falas lá atrás, pois existem Ramas aonde as Iyalorisas e Babalorisas também tinham o seu acesso e depois passaram a não mais ter, porém, por uma regra geral acompanha Òrúnmìlà, Olofin, Olorun, etc... e quase que 100% dos seus Cerimoniais dependem de Odú Ifá, portanto, como todos nós já sabemos, estes para serem riscados, precisa o camarada passar por inúmeros Cerimonais com Ifá, Olofin, etc... para adquirirem tais autorizações, para se tornarem devidamente um Babálàwó e não um Àwó somente, e não é num Curso de Ifá que a pessoa irá receber tal autorização, Cursos esses, que não existe um só Babálàwó que passou por todos os "Àwó", que os reconheça.

É também um Orisa importantíssimo para inúmeras situações na nossa vida e no nosso cotidiano, mas com atuações muito diretas nas ligações com a Vida e a Morte e acima de tudo com a nossa Saúde.

Vale ressaltar que, somente podem receber a Consagração ou Juramento deste Orisa, aqueles que estiverem iniciados na nossa Cultura de Ifá, seja Cubana ou Nigeriana, mas que seja Ifá, sendo que pelo lado Nigeriano não dão tanta enfase como é focado dentro da nossa Cultura, e os ritos e cerimoniais seguem linhas muito diferentes e opostas. Pois o Cubano trabalha mais diretamente com a linhagem do Orisa e não a sequência familiar que este teve aqui na Terra, aonde têm os seus caminhos e família registrados em Oyó, e eles já seguem dentro de tal linhagem.

Vale a pena ressaltar que, é um Orisa que sua Consagração pode ser recebida como Awofakan e Apetebi, e não necessariamente o Ifista precisa já ser consagrado como Babalawo, pois são "PODERES" que temos dentro de Ifá que podem ser recebidos já com a primeira mão de Orunla, assim como outros como Babá Òró e por algumas ramas Babá Obaluayé ou Azowano, como aqui é chamado!

Vale também, a questão que diferente da problemática aonde já vi e ouvi dizer por algumas pessoas, aonde estas relatavam serem "FILHAS DE ORUNMILÁ", e já explicamos por aqui que isso é completamente impossível, assim como também as incorporações com ele e assentamentos por Babalorisas e Iyalorisas, pois é um Orisa totalmente ligado à Cultura de Ifá e somente Babalawos podem iniciar uma pessoa ao Culto, e sabemos que muitos fazem por aí, inclusive "BABALAWOS GOLPISTAS", mas também deixo aqui registrado que, Orunmilá não pode de maneira alguma ser assentado, sem que isso esteja sendo feito dentro de uma iniciação. Então aqueles que buscam Orunmilá, sabem agora que somente o receberão ao acharem seus Padrinho Iniciadores, e adentrarem ao Culto, seja por nossa Rama ou pela Nigeriana, mas que seja essa a única maneira.

E voltando ao assunto, diferente dessa problemática de Orunmilá, no caso de Oduduwa, diferente do primeiro citado e de Olorun, esse é o único que tem os seus filhos aqui na Terra, porém de maneira alguma deve ser Consagrado no Orí de uma pessoa, e deverá ser raspado outro Orisa em seu lugar, porém é um "Àwó" e esse seguirá mantido dentro do Culto, porém, ao apontarem um Filho de Oduduwa num jogo de Búzios ou Ifá, este deverá de imediato ser iniciado primeiro em Ifá, receber sua consagração ou juramento, para depois aí seguir com os seus ritos de Orisa.

Valendo uma última ressalva, apesar dos Awofakans e Apetebis de Orunmilá terem acessos diretos à Oduduwa, assim como os Babálàwós, vale ressaltar que dentre os 256 Odú Ifá, existem alguns que limitam a pessoa de recebê-lo, assim como os filhos de Sòngó e Yemayá, receberem este, das mãos de um Filho de Oduduwa, é um Osogbaço, como diz Tio Carlão.

No mais, ficam aqui os nossos parabéns registrados à todos os filhos deste Grandioso e Importantíssimo Orisa e os nossos mais sinceros agradecimentos por tudo que ele fez, faz e seguirá fazendo para todos que o procuram e às benfeituras que este fez para o nosso "Ayé".
Iboru Iboia Ibosese

Robson Abreu
Babálàwó ÒgúndáÌretè IfáOrí
Oní Sòngó Obákoyde.

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