quinta-feira, 1 de março de 2012

Iyoye "A Marca do Tigre"

Iboru Iboia Ibosese,
Vamos nessa POSTAGEM tocar num assunto super interessante que sempre levo esse caminho ao conhecimento dos que estão se iniciando nos Barcos de Ifá que fazemos...

E acaba sempre ficando uma grande dúvida na maioria das pessoas, já que, é uma cerimônia brutal e complicada dentro de Ifá e dentre todos os Cerimoniais da Cultura é a única aberta ao público...
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O Iyoye (Ijo Oye, O Dia do Cargo ou Recebimento do mesmo), assim como tudo que fazemos e como tudo no mundo, está também contido em Ifá, especificamente dentro de um determinado OdúIfá que muitos que estão dentro da cultura já sabem.

E esse é um caminho que Orunmilá se hospedou na casa de Oduduwa e teve que fazer Ifá no seu filho por uma questão grave de doença e esse Filho perturbava muito o juízo de Orunmilá e o Sábio num momento de muita ira na hora do Iyoye descontou toda sua raiva, a ponta de bater tanto cerimonialmente no filho de Oduduwa, que este não resistiu e veio a falecer.
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E quando um iniciado está deixando de exercer o seu cargo inicial de "AWOFA KAN" e segue para "ÒMÓFÁ" caminhando para o "IGBODÚNIFÁ" em que irá ser Consagrado como Babalawo por seus padrinhos, irmãos, mais velhos (Babalawos), etc... ele assim como em Orixá está se preparando para o renascimento...

E vai passando por quase que um mês inteiro onde vai sendo preparado com as cerimônias prévias (totalizando um número muito grande delas) e seguimos mexendo com diversas energias para que estas possam lhes dar o consentimento e as bênçãos para esse mais novo Sacerdote de Ifá...

E quando passam todos aqueles cerimoniais, Ele adentra ao quarto de Ifá e começa realmente a sua nova vida e lá deixará tudo para trás e irá renascer como um novo Sacerdote (Segredos que não podem ser comentados e nem divulgados)...

E ali o "AWOZITO" vive durante maravilhosos sete dias e lá recebe todos os ensinamentos, cuidados, zelos, carinhos, etc... e ninguém nele o encosta, ao contrário, todos o defendem, inclusive o Grão Mestre Olofin...

E são sete dias intensos e lá dentro do Igbodun Ifá, ele está super tranquilo até que chega um determinado dia que o Grande Pai Olofin tem que ir embora e aí é chegada a hora que adentra Oduduwa no quarto, pois irá fazer cumprir todo o cerimonial que foi feito com seu filho...

Chega então o sétimo dia e a hora do cerimonial e o Ojugbona que o criou por todo esse tempo irá sair com o AWOZITO e irá ensiná-lo no que deverá fazer no longo de toda a sua caminhada e isto consiste no seu "PLANTAR"...

Já que o mesmo irá seguir com determinados elementos de axé e seu Ojugbona o irá ensinar para que ele siga com o plantar da esperança, do axé e do bem à humanidade!

E é nesto momento que ele irá se dar conta que depois do plantar das coisas boas, ao virar de frente para todos irá se deparar com um "CORREDOR CERIMONIAL DE BABALAWOS", que estarão sorrindo, pois ali eles estão representando à HUMANIDADE e é o que o Babalawo faz!

Ifá nos ensina que para todo o tempo iremos Plantar, servir e quando olharmos para analisar, a humanidade estará sempre sorrindo e agradecendo por tudo o que nós fazemos... 

Porém ao caminharmos com a proteção do Nosso Ojugbona e seguirmos passando pela tal Humanidade ali representada pelos Babalaôs, quando dermos as costas sempre será assim que eles irão fazer conosco e com o "ATORI" eles vivem e sentem a mesma ira que Orunmilá sentiu e sempre irão pagar assim com todos nós Sacerdotes...

Faremos o bem e pelas costas estes (HUMANIDADE) irá nos sentar a lenha, mal falar e até mesmo agredir a todos Babalaôs (SACERDOTES EM GERAL) que tentaram fazer o bem!

Entender? Jamais, porém assim será para todo sempre a caminhada de todos nós SACERDOTES aqui na Terra e no decorrer de toda a nossa vida.

Ifá para complementar nos manda que passemos por longas e duras sete voltas, pois ali iremos por diversas vezes entender que plantaremos e apanharemos e assim por várias vezes e para todo sempre será essa dura pena...

Protegidos?! Ah sim, sempre seremos, mas isso só irá acontecer dentro do Quarto, Casa e Ègbé Ifá que cada Babalaô tem, pois assim como não podemos bater nos mais novos, jamais alguém irá poder fazer com nenhum de nós aos pés do Nosso Ifá ou o chamado IGBODUN IFÁ.

Ito ibán Esù...
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REFLEXÕES DE UM ORÍ PENSANTE:
E em um pequeno resumo de tudo isso, Orunmilá mostra a todos nós Babalaôs que só devemos confiar em Ifá e que somente ele irá nos resguardar e nos proteger de todas as coisas existentes na terra...

Ifá nos ensina que cada vez que um Babalaô cruzar a porta de sua casa e sair para fazer seus trabalhos (Atendendo com Jogos, Consultas, Ebós, Iniciações, etc.), dificilmente ele terá o reconhecimento daqueles que ele está servindo (sejam consulentes ou afilhados)...

Porém, seja qual de ou por qual maneira for, a trajetória de todos nós Sacerdotes de Ifá sempre será muito sofrida, como foi a de Orunmilá aqui na Terra...

E como dizia o meu já falecido Babango Ifá Rafael Zamora:
-Meu Neto, se Orunmilá que era um grande sábio, que tudo conhecia e ainda sim, tudo sofreu... Quem seríamos nós para não passar, quando não conhecemos nenhum terço dele, daquilo que tudo ele sabia?!

E é a mais pura verdade, porém é uma vida de ajuda, de dedicação, de se entregar ao próximo e Ifá nos ensina que tudo teremos que fazer sem que possamos esperar qualquer coisa em troca, pois assim Orunmilá nos alerta desde o nosso primeiro dia de contato com a "HUMANIDADE", lembrou do Ijoye?! Vocês irão fazer o bem e assim eles irão pagar, logo já foram muito bem avisados!

Então fica aqui mais um carinho, mais um assunto super interessante e que muitos ao passarem os olhos numa gostosa leitura irão se perguntar:
-E SE ESSES BABALAÔS SABEM QUE VÃO PASSAR POR TUDO ISSO, POR QUAIS MOTIVOS AINDA SE CONSAGRAM?

E em nome de muitos poderei responder que como Babalaô nós sempre:
-IREMOS FAZER ALGO PELA VIDA, EM VIDA!

E ainda sim que, a humanidade não nos reconheça, com Ifá teremos a ciência que fizemos a nossa parte e muito mais, como Ifá determinar!

Ashé Iboru,

Robson Abreu
Bàbálàwó ÒgúndáKetè IfáOrí.
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4 comentários:

  1. Iboru Iboia Ibosese.. Muito bem postado abure, esse é um assunto que com certeza rende bastante. É uma cerimônia dura, porém de extrema importância para o nascimento do novo sacerdote. Nós que passamos por ela sabemos o quão difícil é, entretanto sabemos que o sacrifício se faz necessário. Alirio Jr - Ofun Tempolá

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  2. iboru iboia ibosese abure... esse é o caminho!

    seguimos juntos, bom que tenha gostado!

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  3. Muito bem colocado pelo abure Ofun Tempolá, esse assunto rende e rende bastante. Mais eu diria que tão importante quanto é para nós sacerdotes entendermos o verdadeiro sentido dessa cerimonia é, para quem não fazem parte do culto, saber que por mais dura que seja. Essa cerimonia tem um fundo de aprendizado muito grande para os novos iniciados ao culto de ifa. E mostra-lhes que a vida de um sacerdote será difícil e dura, pois ele terá sempre que buscar equilíbrio, paciência, calma e assim de tudo inteligência para contornar os obstáculos que se apresenta a ele. Aboru, aboye, abosese Evandro Cesar Awo Ògúndá Bede Ifa Dekpo

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  4. Iboru Iboia Ibosese... amo quando isso acontece... quando dizemos que Ifá está fluindo em nós... um assunto gostoso levantado de uma maneira clara e super carinhosa, porém responsável...

    e os babalawos fazem Ifá fluir... muito bem falado Awo OfunTempola e otimamente falado Awo OgundaBede

    Completamente emocioado, faço todos os meus agradecimentos,

    iboru iboia ibosese!

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