terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

IFÁ NOS DÁ O QUE NECESSITAMOS E NÃO O QUE QUEREMOS!

IBORU IBOYA
*************************************

Revendo um Odú Ifá muito particular, pois tenho uma afilhada desse Odú... ele dá como o código ético:
-O ÀWÓ NÃO FAZ IFÁ EM NINGUÉM, SEM O CONSENTIMENTO DO ANJO DA GUARDA.

E é um assunto meio complexo, porém super interessante, pois como tudo na vida tem regras e em Ifá não seria nem um pouco diferente.

E sabemos que uma pessoa para chegar ao Cargo Sacerdotal de Ifá, o chamado Babalawo, ele primeiro terá que passar por algumas peneiras e regras básicas, que de maneira alguma podem ser descartadas.

Já que Ifá já diz que não há pessoa, grau sacerdotal e nem energia na terra que possa quebrar alguma quizila ou regra, tanto de Ifá quanto Orixá.

E é por isso que existem regras básicas que devem ser seguidas, tais exemplos lógicos e rápidos como esses:
1º Iniciação Ifá;
2º Kari ou Joko Orixá
(fazer ou assentar Orisa);
3º Consagração de Babalawo.

E eu ainda encaixaria uma coisa que os Ojés fazem e eu acho sensacional, pois mesmo que você tenha o caminho, que os Orixás e Ifá tenham dito que sim, ainda sim, será fundamental que exista a análise do grupo e do comportamento daquele FUTURO SACERDOTE.

Já que uma coisa é ter os seus direitos merecidos e conquistados e a outra é o que vemos muito hoje em dia, que é o chamado:
COMPRAR IFÁ.
*************************************

E seguindo a linha de raciocínio, ainda existem outros exemplos e regras que mesmo que o Odú Ifá dê caminhos, o camarada sabe que não chegará até lá e são elas:
1º Ter um Odú que Ifá lhe dê os caminhos;

2º Ser filho de um Orixá que também lhe permita ir à Ifá, pois:
2.1 Filhos de Obaluayé se iniciam em Ifá, mas não se consagram como Sacerdotes desta Terra (Babalawo);
2.2 Filhos de Oya (sabemos que existem cerimônias muito complexas que levam o filho deste Orixá chegar até lá, mas numa regra geral, não vão).

3º Não ser homossexual;

4º Não incorporar.
*************************************

E seguindo por todos esses caminhos, o futuro OmóFá somente deverá ver de a maneira como o seu Orixá irá lhe responder (tanto na feitura, quanto no assentamento), pois este dará a sua palavra final, como seu Orixá Tutelar (Anjo da Guarda), cujo qual, ele ou ela.

E tudo deverá ser feito com toda a atenção, pois sabemos que, depois que Ifá for raspado na cabeça de alguém, não existirá mais Orixá ou qualquer outra energia que tome essa cabeça, já que Ifá irá responder por tudo!
*************************************

Observação Final:
Existem Orixás que não devem nem ser perguntados se são feitos ou não, quando o Awofa kan ou Apetebi não são consagrados em Orixa e são esses:
1º Yemayá,
2º Xango,
3º Oxum.

Já que estes foram Orixás que, quando aqui viveram receberam suas coroas e logo, seus filhos devem ser coroados, para que possam receber todas as emanações de energias correspondentes ao mesmo.
*************************************

Fica mais um gostoso assunto e ao mesmo tempo complexo, mas que quita muitas dúvidas das pessoas dentro do culto, e principalmente, aqueles que estão se preparando para fazer sua Consagração.

Robson Abreu,
Awo OgundaKete IfáOrí
Oní Songo Obakoyde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário