E tem outro assunto interessantíssimo que sempre ouvimos falar e leva à todo Babalawo uma tremenda preocupação...
-Pode uma pessoa ser filha de Orunmilá?
-Pode uma pessoa incorporar com Orunmilá?
-Pode um Sacerdote de Orisá assentar Orunmilá?
Existe um Appattaki como aqui falamos ou Itán no tradicional, que Ifá nos conta que em determinada época a Terra passava por grande dificuldade e aqui todos estavam muito doentes e viviam em guerras, discórdias, etc.
E Baba Olofin visando resolver os problemas desta enviou os Orixás, um a um, para que com os seus poderes e conhecimentos pudessem assim resolver!
E o primeiro a ir foi Baba Eleguá e derrotado voltou... E o mesmo seguiu acontecendo com todos os demais Orixás que foram enviados sem que os problemas da Terra fossem resolvidos.
E numa última e mais sábia tentativa Babá Olofin enviou Baba Orunmilá e este vendo o fracasso de todos os demais Orixás encheu seu peito de orgulho e vaidade e seguiu para o Portal que divide a terra e o céu...
E todos sabemos que tudo poderia ser diferente, se primeiro ele parasse e somasse ao seu rico conhecimento, as orientações do Sagrado Oráculo de Ifá. E logo, ele não teria como falhar; porém, não foi assim que seguiu!
E antes de descer Babá Olofin o parou e exigiu que ele deveria fazer uma promessa, caso não, conseguisse resolver os problemas de lá! E foi aí que Baba Orunmilá sabedor que já conseguiria, disse ao Pai:
-O Senhor pode me pedir o que quiser; pois, como sei que serei vencedor não terei que cumprir com a promessa que fizer ao Senhor!
E Babá Olofin disse que o acordo que queria caso seu filho Orunmilá não conseguisse resolver os problemas a qual estava sendo enviado:
-MEU FILHO, SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR DAR JEITO NA TERRA, EU QUERO QUE PROMETA QUE NUNCA MAIS SERÁ DONO DE NENHUMA CABEÇA E MUITO MENOS IRÁ INCORPORAR EM MAIS NENHUM CORPO ALGUM!
E Baba Orunmilá de imediato aceitou e desceu para fazer o que Baba Olofin havia peço, DAR JEITO NA TERRA!
Porém, não demorou muito tempo e Baba Orunmilá, com toda sua SABEDORIA e CONHECIMENTO também voltou derrotado!
E Baba Olofin vendo que sua última cartada havia falhado, este de imediato deu as ordem de acabar com a terra; porém, como Baba Orunmilá sempre fez... disse:
-Pai, eles não sabem o motivo pelo qual fazem; Portanto, caberá a mim como o senhor mesmo me ordenou, rogar não só pela vida, como pela saúde e pelo perdão desde já!
E foi aí que Baba Olofin acatou seu pedido; pois, viu que seu filho, mesmo sendo espancado pela humanidade, entendeu que todos aqui éramos dotados de muita "IGNORÂNCIA" e por isso éramos e somos muito dignos de pena, de seu entendimento e de seu perdão!
Ito Ibán Esú...
E como bom entendedores, não precisamos dizer que este é o real motivo pelo qual, Baba Orunmilá não é Pai ou Dono de cabeça alguma; Portanto, sabemos assim que não existem "FILHOS DE ORUNMILÁ" e muito menos quem "INCORPORE COM ELE".
Eu sei que para muitos que estarão lendo ou acompanhando esse Blog, essa informação como outras mais que virão levarão à indignações, testes de fé, etc...
E essas são somente regras, mas que justificam muitas coisas que ouvimos falar por aí.
E com uma observação séria e final:
"SOMENTE UM BABALAWO PODE CONSAGRAR OU ASSENTAR ORUNMILÁ BABÁ IFÁ" para uma pessoa; Portanto, assim como os Orixás são de incumbência dos Sacerdotes de sua Terra, ao Bàbálàwó nos são reservados os direitos e conhecimentos de tudo que é ligado à "IFÁ".
Ito ibán Esú!
Robson Abreu
Àwó IfáOrí
******************
Nenhum comentário:
Postar um comentário